CECS participa na 3ª fase do Consórcio Bosch-UMinho

A Bosch Car Multimédia e a Universidade do Minho arrancaram com mais uma fase do seu consórcio de Investigação e Desenvolvimento, que é já considerado a maior parceria universidade-empresa da Europa. Nesta fase, o consórcio contará com um investimento de 26,3 milhões de euros, resultantes de um contrato de investimento celebrado entre as duas entidades e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em representação do Estado Português. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) mantém a parceria já existente e participa em dois Projetos do atual consórcio – o Factory of the future e o Easy Ride -, com a colaboração de Teresa Ruão, diretora-adjunta do CECS, Sandra Marinho, professora da UMinho e investigadora integrada do centro, e Sónia Silva, investigadora contratada do consórcio e doutoranda no CECS.

De acordo com um despacho publicado em Diário da República no passado dia 6 de janeiro, o projeto “reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros previstos para os grandes projetos de investimento”, assim como procura gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de industrialização, produção e controlo de qualidade de novos sistemas, produtos e componentes para a indústria automóvel, com aplicações nas diferentes fases da produção da fábrica da empresa localizada em Braga e que permita aumentar os seus níveis de produtividade, eficiência e qualidade.

A participação do CECS neste consórcio, onde predominam os investigadores das áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), centra-se no estudo da Comunicação Interna e Intercultural, esperando-se resultados que sejam aplicados na fábrica de Braga, mas também na rede de fábricas Car Multimédia (implantadas em países como a China e a Malásia). As investigadoras de Ciências de Comunicação irão igualmente participar na linha de investigação de desenvolvimento de novos produtos, como apps para redes sociais a aplicar a motociclos.

Esta presença do CECS na parceria Bosch-UMinho iniciou-se em 2016 e dela resultaram publicações diversas, comunicações em conferências, organização de ações de formação e a participação no Doutoramento de Sistemas Avançados para a Industria, que têm envolvido muitos investigadores do centro.

[Publicado: 09-01-2020]