Ciclo de Seminários “Sociedade, Temporalidades e Poder: Olhares Globais. Além da Pandemia Covid 19”

No próximo dia 4 de fevereiro, terá início o Ciclo de Seminários 2021 “Sociedade, Temporalidades e Poder: Olhares Globais. Além da Pandemia Covid 19”. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Universidade do Minho e a Universidade de Guadalajara, no México.

A pandemia covid19 marca-nos a história e marca-nos a vida, em todas as esferas. Marca-nos também a ciência e o modo de pensar a sociedade, nos seus desafios e potencialidades. Como num sistema, a pandemia covid19 é e será. Os seus efeitos refletir-se-ão no passado e no futuro. Alguns dos pontos cardeais que antes reuniram os interesses dos teóricos sociais, voltam a ser enfatizados com toda a veemência: entre eles, a relação entre estrutura e agência; mudança, permanência e tempo e, finalmente, iii) individuo e sociedade.

Como num tempo de revolução, estruturalmente em crise, as sociedades e, nelas, os atores humanos, debatem-se em busca de discernir aonde, a quem e a quê se agarrarem; como manter a confiança e os eixos de continuidade. As Ciências Sociais têm um papel fundamental nesta procura e identificação de novas formas de validar as instituições e a vida orgânica e social dos sujeitos sociais. No caminho, são as Ciências Sociais que podem ajudar a identificar e exorcizar as desigualdades remanescentes e as emergentes, assim como as explosões e as ruturas que se seguirão ao tempo da contenção e resguardo, e observadas por todos os lados do social, numa sociedade digitalizada, individualizada e ferida. Neste sentido, este ciclo de seminários responde a três objetivos principais:

I. reunir um conjunto de investigadores dedicados a questões diversas que interessam particularmente do ponto de vista sociológico ao tempo pós-pandemia;
II. contribuir para o reforço do debate num plano transnacional e, muito particularmente, ibero-americano;
III. realçar a centralidade dos conceitos de poder, dominação e tempo para entender a sociedade e as feridas que a pandemia abre e os acidentes a que conduz.

Saiba toda a programação até julho aqui.

Este ciclo de seminários realizados online (via plataforma zoom) dirige-se a toda a comunidade.

[Publicado: 19-01-2021]