[Prazo alargado] “Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?” | Chamada de resumos para pré-conferência ECREA 2020

“Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?” é o tema de uma das pré-conferências da ECREA 2020. Agendado para dia 2 de outubro de 2020, este evento terá início às 9h00.

Vivemos numa era em que de forma permanente procuramos novas respostas para os desafios ambientais, políticos e sociais contemporâneos. Os públicos, enquanto produtores, receptores ou utilizadores, têm um amplo acesso à informação e estão cada vez mais expostos à  comunicação das organizações, sendo um elemento essencial nessa equação.

Os públicos estão na origem das mudanças de paradigmas, portanto, têm o poder de influenciar comportamentos, individualmente, ou fazendo parte de organizações. Por outro lado, ao atuarem como cidadãos, estes são simultaneamente agentes de mudança, com uma forte capacidade de influenciar a tomada de decisão.

Considerando o papel da comunicação estratégica, não apenas para as organizações, mas também para a sociedade, os “públicos” devem ser considerados como um elemento essencial.

Ao entender a comunicação como uma função estratégica com objetivos claros a serem alcançados, um mapeamento das partes interessadas, ou seja, o trabalho para e com os públicos deve ser tido em todo o processo. Por meio da comunicação estratégica e com base em ações de Relações Públicas e ações de Publicidade, é possível melhorar o conhecimento, atitudes e comportamentos do público.

Nesse contexto, a comunicação estratégica pode ser entendida como uma forma de aumentar a participação do público, assumindo-os como atores-chave num ambiente em mudança?

Keynote Speaker: Magda Pieczka, Queen Margaret University, Edimburgo

Serão aceites submissões sobre:

– Principais conceitos, perspectivas e paradigmas de pesquisa em comunicação estratégica;
– Abordagens metodológicas inovadoras para o estudo da comunicação estratégica;
– Estudos teóricos ou empíricos sobre públicos/cidadãos através da comunicação estratégica;
– Desafios digitais na comunicação estratégica;
– Medição do impacto da comunicação estratégica;
– Redefinição das fronteiras da comunicação estratégica;
– Projetos colaborativos em comunicação estratégica;
– O futuro da comunicação estratégica.

Comissão Científica:

– Ana Raposo, Instituto Politécnico de Lisboa
– Isidoro Arroyo, Universidade King Juan Carlos
– Ivone Ferreira, Universidade Nova
– Joep Cornelissen, Universidade Erasmus de Roterdão
– José Gabriel Andrade, Universidade do Minho
– Lars Thøger Christensen, Copenhagen Business School
– Pedro Hellín, Universidade de Múrcia
– Sara Balonas, Universidade do Minho
– Teresa Ruão, Universidade do Minho

Prazo para submissões: 15 de maio 15 de junho de 2020.

Processo de envio e seleção: As apresentações na Conferência são baseadas em resumos de 500 palavras, a serem enviados até 15 de maio junho de 2020, para strategic.ecrea@ics.uminho.pt

Os resumos devem incluir o argumento principal, detalhes sobre a investigação, conceitos-chave, discussão e análise teórica e/ou metodológica (se relevante).

Observação: Todos os resumos submetidos devem ser anónimos, sem referência ao (s) autor (es). O resumo deve ser enviado como um anexo de email, incluindo o nome, afiliação e detalhes de contato na mensagem de email.

Os resumos estarão sujeitos a revisão por pares.
As decisões sobre aceitação serão tomadas até 30 de maio 8 de julho de 2020.

Os autores dos resumos aceites devem participar na Pré-conferência, realizando a comunicação presencialmente.

Inscrição:

– 35 € para não membros da ECREA
– 30 € para membros da ECREA
– 30 € para membros da Sopcom
– 15 € para estudantes

Organização:

– José Gabriel Andrade, Universidade do Minho – jgandrade@ics.uminho.pt
– Ivone Ferreira, Universidade Nova – ivoneferreira@fcsh.unl.pt
– Ana Raposo, Instituto Politécnico de Lisboa – araposo@escs.ipl.pt
– Sara Balonas, Universidade do Minho – sarabalonas@ics.uminho.pt

A pré-conferência é organizada pelo Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da Sopcom e pelo Grupo de Trabalho em Publicidade da Sopcom

A pré-conferência é organizada com o apoio do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho; do Instituto de Comunicação NOVA (ICNOVA) da Universidade Nova de Lisboa e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom)