Conhecer os públicos da ciência em Portugal

“Conhecer os públicos da ciência em Portugal” é o tema do seminário com Ana Delicado, marcado para o dia 10 de dezembro, pelas 18h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

O que sabe o público de ciência? Que público consome ciência e como? Que atitudes têm o público perante a ciência? Estas são algumas das questões (e preocupações) que têm norteado a investigação sobre as relações ciência e sociedade. Estes estudos baseiam-se em metodologias muito diversas, como inquéritos por questionário, entrevistas, consultas públicas, ou estudos de caso, e têm chegado a resultados bastante variados, por vezes paradoxais.

O seminário, organizado pelo Mestrado em Comunicação de Ciência, o Seminário Permanente em Ciência com e para a Sociedade e o Núcleo de Estudos de Comunicação, Ciência e Ambiente do CECS, irá focar-se sobretudo nos públicos da ciência em Portugal, mas procurando, sempre que possível, traçar comparações com o contexto europeu.

Ana Delicado trabalha na área dos estudos sociais de ciência. É atualmente investigadora auxiliar do ICS de Lisboa e vice-coordenadora do Observa. É docente do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, do Programa Doutoral em Sociologia OpenSoc e do mestrado em Cultural Científica e Divulgação das Ciências. Tem desenvolvido múltiplas atividades de envolvimento do público com as ciências sociais.

Em termos associativos, pertence à Associação Portuguesa de Sociologia, à European Sociological Association e à EASST European Association of Studies of Science and Technology. Foi delegada nacional à Ação COST TU 1401 “Renewable Energy and Landscape Quality (RELY)”.

[Publicado: 06-11-2019]