Curso de Formação Especializada em Fundamentos para a Investigação Científica

Por iniciativa da reitoria e das unidades orgânicas, foi recentemente criado um Curso de Formação Especializada em Fundamentos para a Investigação Científica (despacho RT/C-98/2020), destinado a detentores de, pelo menos, o grau de licenciado em qualquer área de conhecimento (despacho de funcionamento – RT/C-101/2020).

O curso visa familiarizar os formandos com princípios básicos de investigação, comunicação e gestão da investigação, bem como dotá-los de competências científicas e técnicas de investigação na área em que exercem atividade, de modo a prepará-los para o exercício da investigação cientifica nas respetivas áreas de trabalho.

Para além de responder à exigência da FCT, de que os bolseiros de investigação estejam inscritos em um curso conferente ou não de grau, mas que confira um diploma, este curso de formação transversal, contribui também para colmatar necessidades de formação identificadas pelos Centros de Investigação nos seus bolseiros e para promover o desenvolvimento de competências em outros potenciais interessados na realização de investigação científica de qualidade.

O curso tem 30 ECTS, funciona em regime presencial, à sexta e sábado de manhã. Cada formando frequenta seis unidades curriculares, três das quais são opcionais. A equipa docente, altamente qualificada e experiente em investigação, pertence a nove unidades orgânicas e conta com técnicos de diversas unidades de serviço ligadas à investigação.

As candidaturas decorrem entre 15 e 21 de dezembro de 2020; estando previsto o início das aulas para o dia 14 de janeiro de 2021.

As candidaturas serão efetuadas numa plataforma disponibilizada para o efeito http://lab.ie.uminho.pt/cursoinvestigacao/, na qual os candidatos deverão carregar os documentos necessários para a candidatura:

  • Curriculum Vitae resumido;
  • Certificado(s) de habilitações académicas (num único PDF) e;
  • Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura.

Nesta primeira edição, e de forma a permitir uma articulação mais simples e efetiva entre os vários docentes do curso e das diferentes unidades orgânicas e de serviço envolvidas, o diretor do curso será o Pró-Reitor para a Investigação e  Projetos, Filipe Vaz, em articulação estreita com as Unidades Orgânicas e com a Vice-Reitora para a Educação, Laurinda Leite.

Mais informações poderão ser obtidas através do seguinte endereço e correio eletrónico: cursofundamentosinvestigacao@reitoria.uminho.pt

[Publicado: 15-12-2020]