Prazo alargado | “Emergência climática e investigação em Comunicação: que caminhos futuros?” | Chamada para pré-conferência ECREA 2020

“Emergência climática e investigação em Comunicação: que caminhos futuros?” é o tema de uma das pré-conferências da ECREA 2020. Agendado para dia 2 de outubro de 2020, no Laboratório de Inovação Social, em Braga, este evento funcionará essencialmente como espaço de discussão e de exercício colaborativo prático.

Com os sistemas biofísicos a responderem às atuais concentrações atmosféricas de gases de efeito de estufa, a gravidade das alterações climáticas parece estar a tornar-se ‘oficial’. Consequentemente, torna-se urgente transformar as estruturas e as práticas de produção de alterações climáticas.

Os académicos podem dar contributos importantes para a mudança social (e fazem-no frequentemente). Enquanto algumas Ciências Sociais despertaram lentamente para as alterações climáticas, os estudiosos da Comunicação estudam as suas dimensões simbólicas e culturais desde o final dos anos 80 e, mais marcadamente, na última década. Empírica e teoricamente muito foi alcançado, mas o impacto social de tais estudos nem sempre é evidente.

Este fórum de investigação tem como objetivo fazer um balanço de três décadas de trabalho sobre alterações climáticas na área da Comunicação, assim como explorar formas de enfrentar os desafios da década crítica de 2020. A aceleração não linear das mudanças climáticas, as múltiplas barreiras à transformação da sociedade e o ritmo lento das mudanças positivas são aspectos fundamentais a serem considerados, tendo este fórum de investigação as seguintes considerações críticas:

  • Quais foram as aprendizagens mais significativas das três décadas de investigação em Comunicação sobre alterações climáticas?
  • Como podem estas aprendizagens ajudar a enfrentar os desafios atuais e futuros e contribuir para rápidas transformações em direção à sustentabilidade?
  • Quais devem ser as prioridades de investigação para a próxima década?
  • Como pode este conhecimento em Comunicação ajudar a construir alternativas para questões como o capitalismo e consumismo?
  • Os estudos críticos em Comunicação podem obter mais validação e influência social?
  • Que novas colaborações em diferentes disciplinas e comunidades podem ser frutíferas?

A realizar-se imediatamente antes da conferência ECREA 2020 em Braga, o fórum funcionará principalmente como um espaço de discussão e de exercício colaborativo prático. Apresentações breves serão seguidas de debate e redação de um documento de posicionamento.
A participação virtual – via vídeo e outras ferramentas digitais – é bem-vinda.

Os participantes interessados ​​são convidados a enviar respostas às questões colocadas acima (até 500 palavras) até 10 de abril 30 de junho de 2020 para climatecomm2020@gmail.com (notificação de aceitação até 24 de abril de 2020).

Organizadores:

Anabela Carvalho, Universidade do Minho

Max Boykoff, Universidade do Colorado em Boulder

Pieter Maeseele, Universidade de Antuérpia

Victoria Wibeck, Universidade de Linköping

[Publicado: 06-03-2020 | Alterado: 07-04-2020]