Estudo ‘Rádio para Surdos’ lançado por investigadores do CECS

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tradicionalmente, a rádio é um meio de comunicação vedado a cidadãos surdos ou com limitações de audição. No entanto, a adaptabilidade da rádio a novos contextos sonoros, como o ambiente digital de sites, blogues ou redes sociais, abriu portas a um público que normalmente estava arredado das produções radiofónicas.

Neste sentido, lançamos aqui um estudo intitulado ‘Rádio para Surdos: já ouviste falar disto?’, que surge como reflexo de uma investigação exploratória sobre políticas de integração da comunidade surda na rádio, em Portugal e no Reino Unido, nos operadores públicos de radiodifusão. Nele pode encontrar-se informação sobre algumas pessoas que trabalham e vivem com surdos, sobretudo com a missão de encontrar ferramentas tecnológicas que os ajudem a viver melhor. Posteriormente, cruzaram-se as perspetivas de alguns jornalistas de rádio, da BBC e Antena 1, com as de alguns estudantes, para compreender que opções pensam que a rádio tem ao seu dispor para integrar os surdos. Na parte final, assinalaram-se também alguns casos que provam o sucesso da integração deste público na rádio e algumas recomendações a considerar para o futuro.

O documento resulta de um intercâmbio de investigadores financiado pelo programa MEDIANE (Media in Europe for Diversity Inclusiveness), do Conselho Europeu, e foi realizado por Fábio Ribeiro, investigador integrado do CECS (Universidade do Minho) e assistente do projeto ‘Estação NET’, e Luís Pereira, consultor na área das políticas tecnológicas educativas e investigador na Ravensbourne/Greenwich Digital Skills, da Universidade de Reading, em Inglaterra.

Download: aqui.
Site (apenas em inglês): aqui.

Contactos:
Fábio Ribeiro – fabiofonsecaribeiro@gmail.com
Luís Pereira – l.pereira@rave.ac.uk