Master in Communication Sciences

Master in Communication Sciences

Master in Communication Sciences

Completed Dissertations and Reports

2018

O Processo de Produção de Tutoriais Institucionais na Universidade do Minho
David Passos Rodrigues
Supervisor: Silvana Ferreira Silva Mota Ribeiro

A produção audiovisual independente na lógica de convergência corporativa nacional
Dênis Fernandes Roque
Supervisor: Alberto Manuel Teixeira Sá

A relação entre motion graphics e atenção visual em vídeo. Um estudo de caso
João Paulo Dinis Pereira
Supervisor: Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes Portela

Linguagens sonora, visual e verbal no facebook
José Afonso Alves Ferreira
Supervisor: Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes Portela

Mutações da Televisão: grelha de imposição vs grelha de sugestão
Rui Manuel Amorim de Carvalho
Supervisor: Alberto Manuel Teixeira Sá

Uma análise de conteúdo na imprensa: os valores-notícia e as redes sociais
Ana Filipa Rodrigues Santos Sousa
Supervisor: Manuel Joaquim Silva Pinto

A importância do jornalismo de proximidade para o futebol regional de Braga: o caso do Correio do Minho
Arthur Teixeira de Macedo
Supervisor: Joaquim Manuel Martins Fidalgo

Informação Televisiva da SIC: Estudo de caso da presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no “Primeiro Jornal”
Marta Daniela Dias
Supervisor: Felisbela Maria Carvalho Lopes

A mediação entre cientistas e jornalistas. O caso do Gabinete de Comunicação da UMinho
Nuno Fernando Araújo Passos
Supervisor: Sara Teixeira Rego Oliveira Balonas

Diferenças entre as rotinas jornalísticas de um telejornal e de um jornal impresso: o olhar de uma estagiária
Sandra Cristiana Teixeira Costa
Supervisor: Maria Zara Simões Pinto Coelho

Quem escreve e quem fotografa nos meios de comunicação: os desafios multitasking para a “geração multimédia”
Sara Isabel Silva Lopes
Supervisor: Joaquim Manuel Martins Fidalgo

A mediatização dos clubes minhotos na imprensa portuguesa: análise ao Jornal de Notícias, O Jogo e Correio do Minho
Telmo Pereira Martins
Supervisor: Felisbela Maria Carvalho Lopes

O lugar da ciência no jornalismo. O caso do jornal “Público”
Tiago Marques Ramalho
Supervisor: Luís António Martins Santos

Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook – o caso Mixpão Canidelo
Daniel Lopes Coelho Rodrigues de Carvalho
Supervisor: Ana Guilhermina Seixas Duarte Melo

A Auditoria como Ferramenta de Avaliação da Comunicação Interna
Daniela Sofia Alves da Cunha
Supervisor: Maria Helena Martins Costa Pires

Os processos e as dinâmicas criativas em agência de comunicação
Joana Rita Pinto da Cruz Abreu
Supervisor: Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas

Assessoria de imprensa como ferramenta estratégica de marketing de luxo
Maria Carla Valente da Silva Ferreira
Supervisor: Maria Helena Martins Costa Pires

As instituições culturais e os social media: uma análise da presença da Fundação de Serralves nas redes sociais
Marta Andreia Almeida Lopes
Supervisor: Maria Elsa Sousa Costa Silva Morais

O papel das redes sociais na relação entre a marca e os utilizadores: o caso Breathe Sport Fitness
Rute Tavares Pires
Supervisor: Sara Teixeira Rego Oliveira Balonas

Rimas, beats e jornalismo: a mediatização do rap pela imprensa portuguesa: os casos do Público, Expresso e Blitz
Nuno Rafael da Silva Gomes
Supervisor: Joaquim Fidalgo

2017

A natureza do jornalismo lifestyle: estudo de caso da Time Out Porto
Beatriz Antunes Sousa Pinto
Supervisor: Elsa Costa e Silva

A reportagem multimédia e o jornalista multitasking nos espaços online dos meios de comunicação generalistas em Portugal: o caso da Rádio Renascença
Maria Judite Cardoso Rodrigues
Supervisor: Joaquim Fidalgo

A produção de jornalismo online para os jovens e o uso do Facebook: um estudo das notícias do P3
Isadora Aguiar Veloso
Supervisor: Luís António Santos

O Mundo nas notícias: comparação das notícias publicadas na secção Mundo na versão impressa e no online do Jornal de Notícias
Silvia Burlacu
Supervisor: Elsa Costa e Silva

A reportagem especial no conteúdo informativo da SIC
Regina Amorim Antunes
Supervisor: Helena Sousa

Zerozero.pt: jornalismo aliado à base de dados
Daniel Rodrigo Carvalho Bessa
Supervisor: Elsa Costa e Silva

Jornalismo em Portugal: perigos e constrangimentos de uma nova realidade: um estudo de caso
Hugo Alexandre Morgadinho Pereira
Supervisor: Joaquim Fidalgo

Efeito Correio da Manhã: mudança em curso no jornalismo português?
João Pedro Gonçalves Mendes Peixoto
Supervisor: Manuel Pinto

Um novo papel para o jornalismo de proximidade na Era Digital
Ricardo Jorge Reis Costa
Supervisor: Luís António Santos

O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar
Marisa Mourão
Supervisor: Sara Pereira

Estudo da comunicação territorial da cidade de Braga: a identidade percebida por seus moradores
Amanda Luíza Corrêa Schneider
Supervisor: Teresa Ruão

O herói desportivo na imprensa nacional da especialidade
Francisco Machado Teixeira
Supervisor: Felisbela Lopes

As marcas sem fins lucrativos como instrumentos impulsionadores do posicionamento e da angariação de fundos: o caso da ONG Mundo A Sorrir
Angélica Maria de Gouveia Dias
Supervisor: Ana Melo

“Não há perfis online perfeitos”: a importância da criação de estratégias de comunicação na gestão de marcas pessoais nas social media: o caso das celebridades
Joana Carvalho Rezende
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

“Olá, eu sou a Jasmin”: um estudo de caso sobre personificação de marca enquanto estratégia de comunicação aplicada a um software de gestão cloud
Helena Emília Freire Oliveira
Supervisor: Ana Melo

A importância da comunicação interna no contexto municipal: Casa do Território: um estudo de caso
Cátia Sofia Fernandes Pereira
Supervisor: Helena Pires

A comunicação interna nos Serviços Académicos da Universidade do Minho
Adriana Filipa Afonso Gonçalves
Supervisor: Teresa Ruão

Competências comunicacionais na relação médico-doente: estudo em serviço de urgência
Elisabete Barbosa de Jesus
Supervisor: Ana Melo

A promoção da cultura pelos meios de comunicação: o caso da Rádio Universitária do Minho
Denise Isabel Rajão Ribeiro
Supervisor: Sandra Marinho

A Comunicação Interna na Administração Pública: estudo do caso da Comunidade Intermunicipal do Cávado
Inês Filipa Oliveira da Silva
Supervisor: Anabela Carvalho

Os eventos como fator de atração de uma cidade: estudo de impacto junto dos alunos Erasmus do Porto
António Pedro Pereira Rocha
Supervisor: Ana Melo

A comunicação interna no contexto das organizações: o caso Sporting Clube de Braga
Maria João Mendes Rodrigues
Supervisor: Helena Pires

Tendências da comunicação digital nas organizações contemporâneas: um estudo de caso
Alexandra Catarina da Silva Pereira
Supervisor: Teresa Ruão

A importância da comunicação estratégica aplicada a uma prática de responsabilidade social: um estudo de caso
Jessica Duarte Vieira
Supervisor: Sara Balonas

Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
Ana Sofia Pereira Leite
Supervisor: Madalena Oliveira

Produtividade em processo multidisciplinar e colaborativo: o caso Creative Lemons
Ana Cristina Pereira Leite
Supervisor: Alberto Sá

O audiovisual português: um olhar alternativo
Paulo Ricardo Gomes Batista Nogueira
Supervisor: Ana Melo

Os motion graphics no panorama da comunicação visual digital e o novo papel do designer: o estudo de caso da Samsys
Sérgio Diogo Carneiro Dias
Supervisor: Pedro Portela

A participação sénior no produto audiovisual: contributos para uma estratégia de comunicação
Catarina Faria Amorim
Supervisor: Alberto Sá

A adoção do vídeo pelas estações de rádio no online e o papel do som: o caso da Rádio Renascença
Ana Carolina Barreiro de Castro Gomes
Supervisor: Pedro Portela

2016

Tendências da  Comunicação Digital nas organizações contemporâneas: um estudo de caso
Alexandra Pereira
Supervisor: Teresa Ruão

O papel do Gestor das Redes Sociais na criação de relações através do Facebook: o caso do Fórum Aveiro
Joana Vale
Supervisor: Sara Pereira

A importância do vídeo na comunicação online de uma marca – evento: o caso da Noite Branca de Braga
André Malheiro
Supervisor: Alberto Sá

Comunicação autárquica: influência do gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Felgueiras na imprensa regional
Ana Rafaela Oliveira
Supervisor: Madalena Oliveira

Competências comunicacionais na relação médico-doente: estudo em serviço de urgência
Elisabete Barbosa Jesus
Supervisor: Felisbela Lopes

As rotinas de produção jornalística em campanha eleitoral: o caso das eleições presidenciais de 2016 no Observador
Inês Gonçalves Mendes
Supervisor: Sandra Marinho

Do briefing à campanha on air: o papel do account na comunicação em agência
Pedro Alves
Supervisor: Elsa Costa e Silva

Empoderamento das relações públicas: a visão estratégica do consultor a partir do caso Pure Ativism
Helena Antunes
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

A comunicação estratégica na inovação científico-tecnológica: o caso Fibrenamics
Helena Alves
Supervisor: Anabela Carvalho

Temas de ambiente na televisão portuguesa: características, mediatização e evolução: o caso do “Biosfera”
Ana Raquel Martins
Supervisor: Joaquim Fidalgo

Migrações e comunicação: brasileiros que escolheram Portugal como destino
Cláudio Abdo
Supervisors: Rosa Cabecinhas e Julia Alves Brasil

Fotografiaudiovisual: do fixo ao móvel
Adriana Alves
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

As metamorfoses da imagem: uma questão técnica ou de princípios?
Ana Maria Bacelar
Supervisor: Alberto Sá

O perfil académico do profissional de comunicação e a expectativa do mercado de trabalho
Renato Barbosa
Supervisor: Pedro Portela

Poder local, comunicação e protocolo
Diana Carneiro
Supervisor: Madalena Oliveira

A importância da comunicação nas instituições públicas: o caso da CIM Cávado
Ana Costa
Supervisor: Rosa Cabecinhas

O audiovisual-manifestação no contexto da crise mundial, das crises urbanas e das crises de representação
Felipe Figueiredo
Supervisor: Nelson Zagalo

Comunicar a Direito
Ana Rita Magalhães
Supervisor: Felisbela Lopes

O Protocolo Autárquico e os novos sinais de modernidade
Marta Sofia Magalhães
Supervisor: Teresa Ruão

Jornalismo de língua portuguesa em Macau: dificuldades e desafios
Hugo Miguel de Morais
Supervisor: Luís António Santos

Do palco ao público: os protagonistas da comunicação de festivais de música em Portugal e Espanha
Marco Eurico Pinto da Silva
Supervisor: Sara Balonas

Comunicação também é Engenharia e Construção: estudo de caso do Grupo Casais
Sílvia Raquel Sousa Mendes Deolindo da Silva
Supervisor: Gabriela Gama

Publicitar a “Portugalidade” nas Redes Sociais: o caso do movimento “Vá Lá, Portugal merece”
Mariana Alexandra Santos Soares
Supervisor: Sara Balonas

Promoção de Eventos para a construção, consolidação e manutenção da imagem corporativa
Ana Filipa Mendanha Simão
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

Comunicação digital: técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca
Cláudia Manuela Pereira Barros
Supervisor: Teresa Ruão

Estratégias de comunicação de marcas de luxo: estudo de caso: Givenchy em Portugal
Márcia Gisela Fernandes Vaz
Supervisor: Gabriela Gama

A importância da música no cinema: o score
Laura Salomé Ribeiro de Sousa
Supervisor: Nelson Zagalo

2015

O tratamento jornalístico que a RTP1 dá à Cultura: o caso do telejornal 
Ana Rita Magalhães Ramos
Supervisor: Sandra Marinho

A importância da infografia no jornalismo e a sua utilização no Porto Canal
Laura Julieta Rodrigues Pereira Fonseca
Supervisor: Nelson Troca Zagalo

Os desafios da comunicação integrada no grupo dst: fazer negócios a falar de cultura
Celeste Raquel Rodrigues de Sousa
Supervisor: Ana Duarte Melo

A importância do profissional de relações públicas no e-commerce em Portugal
Marcelo Augusto Jesus e Almeida
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

O papel da comunicação estratégica nas Instituições de Saúde: o caso do Hospital de Braga
Neuza Sofia Felgueiras Alpuim
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

Redes sociais como ferramenta para a divulgação de ações de responsabilidade social corporativa: o estudo de caso da TOMS
Rita Alexandra Veira Baptista
Supervisor: Elsa Costa e Silva

A problemática do papel da assessoria de imprensa na produção jornalística
Andreia Filipa Duarte
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

Au revoir, Portugal: a influência do ambiente sociocultural nas rotinas produtivas: análise dos noticiários da manhã da Alfa e da Renascença
Elisa Maria Sá Campos
Supervisor: Luís António Santos

O simbólico como estratégia para a alteração comportamental: o caso Águas do Porto
Ana Sofia Morgado Dias
Supervisor: Sara Balonas

A relação entre jornalistas e leitores no online: análise do feedback do público durante a experiência de estágio no P3
Ana Amélia Vieira Fernandes
Supervisor: Sandra Marinho

Rádio Renascença: um caso de sucesso na convergência jornalística?: experiência de estágio e considerações criticas
Geremias de Sousa Furtado
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

Estratégias de comunicação e de relacionamento com públicos no meio digital: o caso Insigniya
Ana Karla de Souza Lima Gomes
Supervisor: Ana Duarte Melo

Uma cultura de construção que constrói cultura: a comunicação estratégica do grupo DST
Adriana Raquel Pinheiro Gonçalves
Supervisor: Teresa Ruão

Eficácia publicitária, um eterno desafio: o estudo de caso Mebocaína
Sara Raquel Pestana de Gouveia
Supervisor: Ana Duarte Melo

Jornalismo desportivo: entretenimento ou informação
João de Moura Lacerda
Supervisor: Manuel Pinto

Quem são eles?: análise da construção da identidade, formas de interação e laços sociais dos portugueses e brasileiros no facebook
Naiara Back de Moraes
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

A estética audiovisual: o caso do Canal 180
Gonçalo Telmo Salgado Moura
Supervisor: Rosa Cabecinhas

O papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
Ana Sofia Monteiro Mota
Supervisor: Teresa Ruão

A região nas plataformas: o caso da Nordeste TV
Nuno Miguel Vaz Nascimento
Supervisor: Alberto Sá

O profissional da comunicação no contexto da ciência da informação
Marlene Alexandra Teixeira de Oliveira
Supervisor: Madalena Oliveira

O telejornalismo: um estudo sobre as diferenças de um canal informativo e um canal generalista da mesma estação
Ana Carina Oliveira Pereira
Supervisor: Luís António Santos

Comunicar em saúde no setor público português: o potencial da comunicação estratégica na promoção da saúde e prevenção do tabagismo
Bianca Pereira Miranda
Supervisor: Anabela Carvalho

Repensar a gestão de crises em redes sociais: o caso do voo MH370
Carla Oliveira Amaral de Pinho
Supervisor: Elsa Costa e Silva

O contributo das redes sociais no processo de rebranding
Lúcia da Conceição Pereira Pinho
Supervisor: Sara Balonas

Cinema : as curtas metragens à procura de mercados
Ana Margarida Nunes Ramos
Supervisor: Nelson Zagalo

Frequência 180: estilismo sonoro nas narrativas audiovisuais
João Paulo Teixeira Rodrigues
Supervisor: Sandra Marinho

A rádio na vida dos cidadãos: estudo do papel das rádios locais
Cátia Sofia Ferreira da Silva
Supervisor: Sara Pereira

A perceção dos jovens face à publicidade no facebook
Georgina Daniela Costa Sousa
Supervisor: Helena Pires

Informação e serviço público: um retrato do “Jornal 2”
Rui Carlos Pereira Teixeira
Supervisor: Felisbela Lopes

Os social media como parte integrante da comunicação empresarial
Renata Filipa Vidrago Vieira
Supervisor: Helena Pires

O infotainment em tempo de férias: um novo paradigma do Jornalismo Televisivo?: análise do jornal da noite de sábado da SIC
Vânia Filipa Maia Antunes
Supervisor: Felisbela Lopes

Selfie: a força comunicacional do autorretrato que as redes sociais reinventaram
Ana Maria Peixoto Fernandes
Supervisor: Pedro Andrade

2014

O esqueleto da campanha autárquica : o caso de Vila Nova de Gaia, 2013
Carla Oliveira Almeida
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

Os novos horizontes da narrativa publicitária: haiku ou (r)evolução?
Márcia Renata Queirós da Silva Alves
Supervisor: Ana Duarte Melo

Uma nova maneira de fazer televisão: o caso do Canal 180
Sofia Isabel Dias Alves
Supervisor: Sandra Marinho

Globalização e jornalismo local: um estudo de caso do Porto24
Rafael Ferreira Andrade
Supervisor: Madalena Oliveira

A importância da comunicação online na gestão de eventos : o caso do Barcelona Festival of Song
João Carlos de Pereira Ferreira e Silva Arantes
Supervisor: Teresa Ruão

O lugar do crime no jornalismo: a escrita de notícias sobre crimes no Diário de Notícias
Ricardo Batista Bettencourt
Supervisor: Sandra Marinho

A gestão e produção de conteúdo digitais na comunicação estratégica
Patrícia Afonso Barroso
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

A comunicação ao serviço da promoção dos territórios : o caso da CIM do Ave
Cristiana Sampaio Simões do Carmo
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

Utilização de recursos tipográficos em vídeos promocionais e institucionais
Bruno Maciel Bezerra Cavalcanti
Supervisor: Alberto Sá

Teias da rádio: transmissibilidade e emissões em cadeia: impacto nos conteúdos de proximidade
Pedro Filipe Peixoto da Costa
Supervisor: Madalena Oliveira

A importância da comunicação integrada na atividade de uma organização sem fins lucrativos
Sara Cristina Tomásio Cruz
Supervisor: Sara Balonas

As fontes de informação jornalísticas e o Porto Canal
Carla Maria Martins Dias
Supervisor: Luís António Martins

O papel da comunicação estratégica na gestão de redes de cooperação interorganizacionais: o caso do CEDT
Eduarda Isabel Ribeiro Fernandes
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

Posicionamento internacional de uma marca de calçado português: o caso “My Maria Guimarães”
Melissa Gonçalves Fernandes
Supervisor: Ana Duarte Melo

Storytelling interativo: a banda desenhada nos novos meios digitais de informação
Rafael Carvalho Ferraz
Supervisor: Nelson Zagalo

Cabral segue sua nau: as representações da homossexualidade masculina luso-brasileira nas revistas Junior e Com’Out
Thiago Filipe Ferreira
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

O jogo da participação: pensamento estratégico nas caixas de comentários dos jornais online
João Fernando Ferreira Gonçalves
Supervisor: Sara Pereira

Jornalismo desportivo em Portugal : notícia ou especulação?: análise das fontes nos diários “O Jogo”, “A Bola” e “Record”
Tatiana Raquel Correia Henriques
Supervisors: Felisbela Lopes e Rui Novais

Jornalismo e tradução: quando a notícia é produto de dois mundos
Ana Catarina da Costa Hilário
Supervisor: Sandra Marinho

Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
Ana Isabel Loureiro Lopes
Supervisor: Teresa Ruão

O fenómeno jornalístico de Agosto: uma análise aos noticiários da manhã da Renascença
José Miguel Dias Lopes
Supervisor: Luís António Santos

A comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Ricardina Alexandra Silva Magalhães
Supervisor: Teresa Ruão

As relações de hierarquia entre redações do Record e as eleições no SC Braga
João Miguel Lobo Ribeiro da Silva Monteiro
Supervisor: Luís António Santos

Plateaux informativos: a cadeira da opinião na televisão independente
Liliana Raquel Silva Oliveira
Supervisor: Felisbela Lopes

E-branding: o caso Ach. Brito no Facebook
Francisca Costa Paiva
Supervisor: Sara Balonas

A comunicação na cultura: assessoria de imprensa em Serralves
Ana Rita Mesquita Peixoto
Supervisor: Teresa Ruão

Luzes sobre a realidade: direção de fotografia aplicada ao documentário
Marcos Miguel Costa Pereira
Supervisors: Rosa Cabecinhas e António Branco da Cunha

Os orgãos de comunicação social como fonte de informação para os jornalistas: o caso do Maisfutebol
Rita Isabel Lopes Pereira
Supervisor: Sandra Marinho

Capital Europeia da Cultura 2012: o lugar da cultura na rádio pública
Joana Maria Lima Oliveira Rodrigues
Supervisor: Madalena Oliveira

Do jornal para a televisão: por que razão falam todos do mesmo?: reflexões a propósito de um estágio no ‘Jornal de Notícias’
Inês Garrido Santos
Supervisor: Manuel Pinto

A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
Ana Isabel Martins da Silva
Supervisor: Helena Pires

O perfil social dos jornalistas: uma análise do uso do Facebook nos jornalistas portugueses
Francisco Conrado Araújo Silva Filho
Supervisor: Luís António Santos

Quem tem boca vai à net: como a recomendação online transformou o setor de hotelaria e o caso Braga POP Hostel
Mateus de Melo Pontes e Silva
Supervisor: Alberto Sá

A comunicação organizacional na atração de novos alunos: o caso da Escola de Direito da Universidade do Minho
Sónia Cristina Melo da Silva
Supervisor: Teresa Ruão

Euronews 2.0: o desafio de “pensar digital”
Sandra Valdivia Teixeira
Supervisor: Sandra Marinho

O vídeo e o jornalismo multitasking no P3: três meses de estágio
João Manuel Morais Vilares
Supervisor: Luís António Santos

 2013

Fundações jornalísticas: em busca de um novo modelo de negócio para a imprensa
Filipe dos Santos Alves
Supervisor: Joaquim Fidalgo

Será que as marcas que se alicerçam no meio ambiente se preocupam realmente com este, ou será mais uma forma de negócio?
Pedro Ricardo Casas Alves
Supervisor: Helena Sousa

A televisão e as questões ambientais: o percurso e um estudo de caso em Portugal e no Brasil
Alice Dutra Balbé
Supervisor: Joaquim Fidalgo

Portugal em direto : uma experiência de estágio e de serviço público
Cristina Filipa Macedo Barbosa
Supervisor: Madalena Oliveira

O processo de edição: quando a gestão de sensibilidades entra em cena
Maria João Ribeiro Pinto Borges
Supervisor: Alberto Sá

A homogeneização das notícias: um estudo do Desporto online da Rádio Renascença
David Filipe Gonçalves Carvalho
Supervisor: Luís António Santos

A participação do cidadão na informação da TVI
Ângela Catarina Ferreira Coelho
Supervisor: Felisbela Lopes

Do velho se faz novo: a integração de imagens de arquivo no telejornalismo
Luís Miguel Machado Costa
Supervisors: Felisbela Lopes e Alberto Sá

A importância da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária: o caso do Clube Fluvial Portuense
Susana Emanuela da Silva Pimenta Costa
Supervisors: Gabriela Gama

Um olhar socio-semiótico sobre a multimodalidade do discurso publicitário: relação texto – imagem em análise
Natacha Sofia Costa Cunha
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

Organização de eventos empresariais: importância da avaliação e medição do impacto
Pedro Alexandre Leal Cunha
Supervisor: Gabriela Gama

O P3 e o crowdsourcing: seis meses de estágio
João Nuno Nogueira Dias
Supervisor: Manuel Pinto

PES, um videojogo ou uma nova forma de o jogador interagir no jogo de futebol?
Bibiana Andreia Duarte Fernandes
Supervisor: Nelson Zagalo

Ver não custa, o que custa é saber ver: a crítica social e política na comunicação visual do teatro de revista à portuguesa no Parque Mayer (1926-2011): uma análise sócio-semiótica visual
Helena Carla Gonçalo Ferreira
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

A mediatização da crise financeira no Jornal da Noite da SIC
Alberto Gonçalves Fragoso
Supervisor: Joaquim Fidalgo

Publicidade sob prescrição médica: os desafios quotidianos no Departamento Health da agência publicitária Caetsu
Nathalie Pereira Grandinho
Supervisor: Sandra Marinho

Comunicação interna e coerência organizacional: um estudo de caso
Kamila Granzotto
Supervisor: Teresa Ruão

Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença
Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Supervisor: Luís António Santos

Colaboração no programa de interação com a sociedade (Comunicação de Ciência) na Escola de Ciências da Universidade do Minho e desempenho de funções de comunicação e gestão de eventos: relatório sobre atividade profissional
Paula Maria Ramos Nogueira 
Supervisor: Anabela Carvalho

A competência de comunicação intercultural no contexto da mobilidade internacional: análise das motivações dos estudantes da Universidade do Minho
Elsa Carina Carvalho Oliveira
Supervisor: Rosa Cabecinhas

Comunicação autárquica: a democracia e as relações publicas
Susana Filipa Moreira Pinto
Supervisor: Silvana Mota-Ribeiro

Viana do Castelo em notícia: os casos d’A Aurora do Lima e do Falcão do Minho
Lénia Susete de Castro Rego
Supervisor: Helena Sousa

Técnicas de comunicação em rede de suporte à cultura participativa e criadora
Elisabete Maria Peixoto Ribeiro
Supervisor: Nelson Zagalo

Campanhas contra o H1N1: análise comparativa das estratégias semióticas de Portugal e do Brasil
Brenno Anderson Azevedo Rodrigues
Supervisor: Teresa Ruão

Thinking outside the box at Bosch: a auditoria de comunicação interna como ferramenta para o alinhamento estratégico
Joanna de Lima Rodrigues
Supervisor: Teresa Ruão

O Brasil e os correspondentes: do samba ao morro, desconstruir estereótipos?
Vanessa Ribeiro Rodrigues
Supervisor: Elsa Costa e Silva

A polivalência nas ciências da comunicação: reflexões sobre os efeitos da precarização do trabalho na formação de competências de licenciados em Comunicação
Marlene Rodrigues da Silva
Supervisor: Zara Pinto-Coelho

Análise de uma estratégia diferenciadora na comunicação de vinhos : o caso “Fabulosos” da marca Niepoort
Miguel Castro Lopes Cerqueira da Silva
Supervisor: Teresa Ruão

Social media, uma nova forma de comunicação low-cost? O caso do Facebook
Diana Isabel Cunha Sousa
Supervisor: Helena Sousa

Comunicação política e produção radiofônica: o caso do programa ‘A Voz do Brasil’
Fernando Henrique de Souza
Supervisor: Madalena Oliveira

Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
Ana Cláudia Rocha Tavares
Supervisor: Gabriela Gama

O jornalista como mediador nos espaços de informação de saúde: compreender os especialistas para informar os cidadãos
Bruno Miguel Leite Tomé
Supervisor: Sandra Marinho

A representação da dor na imprensa nacional: análise da relação entre os media e as fontes de informação durante a experiência de estágio no Jornal de Notícias
Ana Rita Moreira Vilaça
Supervisor: Sandra Marinho

Os desafios de um desportista sob a ótica das relações públicas: a gestão de patrocínios como ferramenta de comunicação
Erica Cardoso Vilarinho
Supervisor: Gabriela Gama