Doutoramento

Doutoramento

Doutoramento

Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade

Fundado na complementaridade entre as instituições parceiras, este programa tem o objetivo de promover investigação de elevada qualidade, reunindo os melhores investigadores nacionais neste domínio.  Neste sentido, pretende-se atrair candidatos com perfis de excecional mérito académico (ou profissional), que demonstrem alguma experiência em investigação científica e aptidão para integrar um programa de formação avançada de elevados padrões de qualidade.

Instituições parceiras: CECS – UMinho (coordenação); Labcom.IFP (UBI); CIES (ISCTE-IUL); CECL e CIMJ (Universidade Nova de Lisboa) e CICANT (Universidade Lusófona).

Lista de teses concluídas

Doutoramento em Ciências da Comunicação

O curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação constitui uma proposta ancorada nas competências, capacidades e recursos desenvolvidos, há vários anos, pelo grupo que constitui o Centro de Investigação (CECS), e pretende dar resposta a uma necessidade de formação avançada de que carece a região e o Norte de Portugal. Ao mesmo tempo, considera-se que este Curso constituirá igualmente resposta para o espaço da Lusofonia, particularmente o Brasil e os países africanos de expressão oficial portuguesa.

De espetro largo, o modelo deste Curso assenta numa base formativa sólida que suporte investigações centradas, quer em objectos de estudo de natureza teórica, quer em objectos de natureza empírica. Em qualquer dos casos é preocupação que o conhecimento produzido possa estimular e dar suporte à qualificação dos agentes culturais, empresariais e profissionais da área da comunicação.

Lista de teses concluídas

Doutoramento em Estudos Culturais

O Programa Doutoral em Estudos Culturais foi o primeiro nesta área em Portugal a ser acreditado pela A3ES. Fruto de um protocolo de cooperação estabelecido entre a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, especificamente através das suas unidades orgânicas Instituto de Ciências Sociais e Departamento de Línguas e Culturas, o programa passará em 2017 a ser promovido apenas pela Universidade do Minho.

O Doutoramento em Estudos Culturais dirige-se à formação de profissionais nas áreas da criação, promoção, animação, mediação e divulgação cultural, bem como responsáveis por bibliotecas públicas, editoras, centros de produção de informação e de eventos culturais, associações culturais, responsáveis culturais de embaixadas, institutos, fundações, centros culturais, entre outros.

Lista de teses concluídas

Outros doutoramentos

O CECS é uma unidade de investigação multidisciplinar, pelo que conta com investigadores que são, por vezes, orientadores ou coorientadores de projetos de doutoramentos incluídos em programas doutorais que não os anteriormente apresentados.

Lista de teses concluídas