Os grupos de investigação do CECS promovem cinco seminários regulares que exprimem a atividade de núcleos de trabalho especialmente dedicados à educação para os média, à comunicação intercultural e às políticas de comunicação e cultura.

Seminário Permanente de Educação para os Média

Criado por investigadores do Grupo de Média e Jornalismo, este seminário tem o objetivo de promover o debate sobre práticas de educação para os média. A iniciativa visa dar visibilidade a projetos de investigação e intervenção social na área da literacia mediática e assenta na partilha de experiências e no debate sobre ações de promoção de uma relação crítica com os média.

Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade

Criado por investigadores do Grupo de Estudos Culturais do CECS, este seminário tem o objetivo de promover a discussão com base em diferentes abordagens teóricas, metodológicas e empíricas existentes na área. A iniciativa visa congregar investigadores de diferentes áreas disciplinares que trabalhem com temáticas de comunicação e diversidade, e que considerem que este espaço pode ser frutífero para os seus trabalhos de pesquisa e/ou de intervenção.

Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura

Criado por investigadores do Grupo de Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais do CECS, este seminário tem o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre políticas de comunicação e cultura. A iniciativa visa fomentar o debate sobre temáticas como a regulação dos média, as políticas científicas e de ensino e as dinâmicas culturais.

Seminário Permanente de Cultura Visual

Criado por investigadores do Grupo de Estudos Culturais do CECS, este seminário tem o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre os regimes de visibilidade da cultura contemporânea. A iniciativa pretende reunir investigadores que problematizem as diversas formas de produção de imagem e o seu papel nos processos de comunicação.

Seminário Permanente de Ciência com e para a Sociedade

Este seminário constitui um espaço de reflexão e debate crítico sobre os diversos tipos de interação da ciência e tecnologia com a sociedade. Partindo de uma perspetiva ancorada nas tradições dos estudos sociais de ciência e tecnologia, um ciclo de seminários funcionará como ponto de encontro interdisciplinar de investigadores/as dedicados/as à pesquisa em temáticas que se cruzam com os modos de produção e de uso e legitimação da ciência e da tecnologia, nos seus múltiplos contextos. Representa a reunião de várias sinergias criadas ao longo dos últimos anos no CECS em torno da investigação sobre ciência e sociedade.

Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais

Este Seminário procura estabelecer um diálogo com o passado, não apenas num sentido textual e teórico, mas chamando e convocando vozes reais que nos ajudam a dialogar com as experiências coloniais e a sua reflexão no tempo pós-colonial das nossas sociedades globais. Nesse sentido, o Seminário Permanente de Estudos Pós-Coloniais nasce sob o signo de um dever de memória cívico e ético, assente numa dinâmica intercultural e resulta de uma parceria entre o CECS, o Mestrado em Sociologia da Universidade do Minho e o Projeto EXCHANGE.

Investigação

Seminários permanentes