Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Comunicação e Imagem, e licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE, Alexandre Duarte é Professor Auxiliar e Regente de várias UC’s de 1º e 2º ciclo no IADE e na Universidade Católica Portuguesa, professor convidado da FH WIEN da Áustria e Coordenador do curso da OFICINA de PORTFOLIO™.

Ao longo de sua carreira, Alexandre Duarte teve a oportunidade de trabalhar em várias agências multinacionais de Publicidade, em Portugal e no Brasil, como a TBWA, Saatchi & Saatchi, Ogilvy, W/Portugal, W/Brasil, Lowe & Partners ou BrandiaCentral como redator criativo sénior. Foi ainda Director de Planeamento Estratégico da Winicio e Head of New Business da Foreteller.

Autor de inúmeros seminários sobre comunicação, participa regularmente em conferências e palestras em ambos os contextos empresarial e académico.

É ex-diretor de comunicação da Federação Portuguesa de Krav Maga, editor de texto da SOUP Surf Mag e colabora regularmente com vários meios de comunicação social. Entre 2012 e 2014, foi o Tutor da Academia Young Marketeers do Festival EUROBEST e, no início de 2014, foi nomeado CEO da RESTART, uma escola de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias. Em 2019 foi reeleito membro do Directors Board da EDCOM – Instituto Europeu de Educação em Comunicação Comercial.