Doutorada em Geografia pela Universidade de Londres (University College London), em 2002, Anabela Carvalho é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho onde lecciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente e Comunicação Internacional.

A sua investigação centra-se nos domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento politico, com particular incidência no tema das alterações climáticas.

Anabela Carvalho foi Professora ou Investigadora Visitante nas seguintes universidades: Vrjie Universiteit Amsterdam, Países Baixos (2009), Universidade de Hamburgo, Alemanha (2010), Universidade de Wageningen, Países Baixos (2013), Universidade de Antuérpia, Bélgica (2013), Institute of Social Studies, Haia, Países Baixos (2013), Universidade de Linköping, Suécia (2017), bem como Professora Convidada nas Universidades de Aalborg, Dinamarca (2009) e Bergen, Noruega (2010).

Foi co-fundadora da IECA (International Environmental Communication Association) e da Secção de Comunicação de Ciência e Ambiente da ECREA (European Communication Research and Education Association), de que foi Presidente (2007-10) e Vice-Presidente (2010-12 e 2012-14).

Anabela Carvalho integra os ‘Editorial Boards’ de (inter alia) revistas científicas como Environmental Communication, Journal of Communication, MedieKultur, Disertaciones e Comunicação e Sociedade, é ‘Associate Editor’ de Frontiers in Science and Environmental Communication desde 2016, e foi ‘Associate Editor’ de Environmental Communication entre 2010 e 2012.

Foi ainda a Investigadora Responsável de projetos financiados pela FCT “The Politics of Climate Change: Discourses and Representations” (2005-2008) e “COMPOLIS – ‘Communication and Political Engagement with Environmental Issues” (2013-2014), tendo também participado em vários outros projectos de investigação.

É Diretora do Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade“, que funciona em regime de consórcio com quatro universidades e seis centros de investigação nacionais, tendo também sido Directora-Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação e Directora de Curso da Licenciatura em Ciências da Comunicação, entre outros cargos de gestão.