Doutorado em Comunicação Social, pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), em 1983, Aníbal Alves é Professor Emérito da Universidade do Minho. Fundador da Licenciatura em Comunicação Social na Universidade do Minho, apoiou a criação de outros cursos na área noutras instituições de ensino superior em Portugal.

Do ponto de vista da investigação, Aníbal Alves estuda a formação em Ciências da Comunicação em Portugal, explorando igualmente outros assuntos, como as dimensões teóricas e práticas dos processos comunicativos, a nível individual ou grupal. Publicou, entre outras obras, Press régionale et Émigration – Analyse sémiotique du discours sur les émigrants dans les journaux de Braga (1984) e Licenciaturas da Universidade do Minho (1989).  Foi Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação, Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e vice-reitor da UM.