Doutoramento em Estudos Culturais

Título do Projeto: Teatro de marionetas: entre a tradição e a transformação – O caso do Teatro Dom Roberto

Orientadores: Maria Manuel Baptista, Luís Cunha e Larissa Latif

Carla Magalhães é atriz e encenadora, mestre em Educação Artística e doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e tem desenvolvido a sua atividade profissional entre a representação e o ensino.
Desde 2008 lecciona na Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Viana do Castelo. Como atriz e encenadora, começou o seu percurso profissional em 1997 no Centro Dramático de Évora (CENDREV), passando também pelo Teatro das Beiras, Teatro do Noroeste (atual Centro Dramático de Viana) e pelo grupo Marionetas, Actores & Objectos. Actualmente é a presidente da direção e diretora artística da Krisálida? Grupo de Teatro Profissional com sede em Caminha (desde 2014).

Tem como áreas de interesse: Educação Artística – O valor educativo das expressões artísticas no desenvolvimento do ser humano; Estudos Artísticos – Interesse em temáticas relacionadas com a criação, a promoção e divulgação cultural. O teatro de marionetas em particular; Estudos culturais – A integração e compreensão dos movimentos culturais e estéticos portugueses modernos e contemporâneos (especificamente no que se refere ao teatro).