Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), fez pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista por produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil). Autora dos livros Relações públicas no modo de produção capitalista, Comunicação nos movimentos populares – a participação na construção na cidadania e Televisão comunitária – dimensão pública e participação cidadã na mídia local. Organizadora de algumas coletâneas. Possui artigos publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Ex-presidente e atual membro do Conselho Curador da INTERCOM-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1999-2002). Ex-vice-presidente da LUSOCOM-Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (2001-2003). Ex-Presidente da ABPCOM-Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores de Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (2017-2019). Presidente da Assibercom (Associação Ibero-Americana de Investigadores da Comunicação (2019…). Já coordenou Grupos de Trabalho sobre temas de Comunicación e Cidadania vinculados à associações científicas, tais como ALAIC-Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, Compós (Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação), Assibercom (Associação Ibero-Americana de Investigadores da Comunicação e da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Comunicação Comunitária e Local (Comuni).

Dedica-se ao estudo da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no contexto dos movimentos sociais em suas interconexões com o desenvolvimento da participação cidadã, dos medias locais e regionais e de perspectivas críticas e comunitárias das Relações Públicas.