Evandro Samuel Ribeiro dos Santos Oliveira é professor de Comunicação Corporativa na HMKW em Berlim desde 2017 e director do mestrado ensinado em inglês em Relações Públicas e Marketing Digital; é ainda professor contratado na Universidade de Münster,  Universidade de Mannheim, Universidade de Leipzig e Leipzig School of Media  (Alemanha). Desde novembro de 2018, é Vice-Presidente da seção de Comunicação Organizacional e Estratégica da associação académica internacional de Comunicação ECREA. Foi palestrante e conferencista convidado em várias universidades e instituições europeias e da América do Sul, produziu mais de 40 artigos e apresentações científicas. Em 2014, foi presidente da rede alemã de jovens investigadores de comunicação e política (naprok). Evandro é licenciado e mestre pela Universidade do Minho e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Dr. phil.) e em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Leipzig, Alemanha (Dr. rer. pol.).

As suas principais áreas de investigação são: comunicação estratégica, comunicação de ONGs, relações públicas, comunicação online e comunicação política. Entre 2012 e 2016 foi Investigador Associado da Universidade de Leipzig, para além de docente do mestrado em gestão da comunicação e do bacharelato em ciências da comunicação. Foi professor convidado na Universidade Complutense de Madrid, Universidade Rey Juan Carlos I, Universidade de São Paulo, Universidade da Beira Interior, ISCAP e INP. Foi Professor contratado na Universidade livre de Berlim, HTW – Berlim e dab- Design Akademie Berlim.

É detentor do prémio bi-anual de excelência em investigação académica 2019 com a tese doutoral „The Instigatory Theory of NGO Communication“ atribuído pela EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association) em conjunto com a PRCA (Public Relations and Communications Association) e a ICCO (International Communications Consultancy Organisation). A teoria foi publicada em 2019 pela Springer Nature (The Instigatory Theory of NGO Communication – Strategic … – Springerhttps://www.springer.com › book) e no Jornal of Communication Management.

Iniciou a sua carreia profissional em 1996 como jornalista e trabalhou, entre outros, na Lusa, SIC, Jornais e Rádios por mais de 10 anos. Depois de 2004 começou a realizar projectos em Relações Públicas e Comunicação. Entre outros, colaborou com a Agência Espacial Europeia, Greenpeace, Comissão Europeia, UNICEF, Amnistia Internacional, 350.org, Pay Pal, MFG – Agência Pública de Inovação; governo da Catalunha e Ministério Regional das Finanças e Economia da Bade-Vurtemberga, Alemanha. Além disso, trabalhou para organizações como Fujitsu Services, NetApp, Det Norske Veritas, Air-Berlin e KPN-Dutch Telekom. Também orientou e liderou a equipe criativa para projetos nacionais e internacionais de comunicação e marketing em 2010 da QuadrigaArt Agency em Nova York e Washington, onde nomeadamente desenvolveu campanhas para as Smithsonian Institutions.