José Gabriel Andrade é Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Em 2015 obteve o título de “Doutor Europeu em Ciências da Comunicação” pela Universidade Católica Portuguesa (investigação apoiada pela FCT) defendendo uma tese sobre comunicação, organização e política nas relações luso-brasileiras. Em 2009 recebeu o título de mestre em Ciências da Comunicação: Comunicação, Organização e Novas Tecnologias pela UCP com o apoio do Programa Alban da União Europeia. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Santos, São Paulo.

É membro da Rede Europeia COST e membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação SOPCOM – onde coordena o Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional – e das redes internacionais IAMCR, ECREA e LUSOCOM.

Atua na Comunicação Organizacional desde 2002 trabalhando como assessor e consultor de comunicação em empresas públicas e privadas no Brasil e em Portugal.

As suas áreas de interesse académico são os estudos das ciências da comunicação, particularmente da Comunicação Organizacional e das Novas Tecnologias de Informação e da Comunicação. Tendo publicado neste domínio como autor e co-autor em livros e em revistas científicas. Entre as obras publicadas constam: “Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Desafios da Globalização” (2015) e “Brazil and the Emergence of a Digital Lusosphere” (2018).