José Pedro Monteiro doutorou-se em história pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese sobre a internacionalização da questão do trabalho colonial no pós-Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos anos, os seus interesses de investigação têm incidido nos domínios da história internacional e transnacional e a história imperial e colonial. Publicou vários artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, sobre temas e processos conexos. Desenvolve, neste momento, um projecto de investigação que cruza estes domínios disciplinares em torno das questões da cidadania e regime de direitos no colonialismo tardio português. É desde 2021 investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.