Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é Professor e coordenador do Curso de Ciências da Comunicação do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Diretor do Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon-World Festival e autor de vários estudos sobre história da imprensa, tecnologias da informação, censura e humor gráfico, é Secretário geral da AssIBERCOM – Associação Ibero-americana de Comunicação – e membro da direção da CONFIBERCOM – Confederação Ibero-americana de Associações Científicas e Académicas de Comunicação.

Foi curador de várias exposições de cartoon nacionais e internacionais, tais como Cartoon Virtual Museum, Museu Virtual da Imprensa e as Galerias virtuais sobre Censura e Obama. Luís Humberto Marcos é autor de vários projetos internacionais como o Porto Cartoon-World Festival, o Concurso Universitário Luso-Brasileiro de Cartoons e o Museu sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia, em fase de desenvolvimento.