Ricardo Nogueira Martins é licenciado em Geografia e Planeamento, mestre em Geografia – Planeamento e Gestão do Território e pós-graduado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial pela UMinho; no decorrer do seu percurso realizou um intercâmbio académico em Espanha na Universidade das Ilhas Baleares.

Atuou como consultor ambiental em avaliação de impacte ambiental e foi investigador, equiparado a técnico superior, no Laboratório da Paisagem.

Os seus interesses de investigação principais são a Gestão, Conservação e Promoção de Áreas Protegidas, a Biodiversidade e a Conservação da Natureza, a Floresta e Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Regional e Local, Ocupação Sustentável do Solo, Ambiente e Educação para a Sustentabilidade, Diplomacia Ambiental e a Cooperação Territorial no domínio socioambiental.

É membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA) da IUCN, embaixador da Thought For Food em Portugal e qualificado em AIA – Avaliação de Impacte Ambiental como perito competente em Território e Solo.

Atualmente é o Diretor Executivo da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.