Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, doutorou-se em Ciências da Comunicação (Psicossociologia da Comunicação), em 2003. Ensina nas áreas da Psicologia Social e Comunicação Intercultural.

Foi coordenadora e investigadora principal de diversos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Comissão Europeia. Foi vice-chair da rede COST “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union” (2012-2016). Atualmente dedica-se principalmente às seguintes áreas de investigação: diversidade e comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais, estereótipos e discriminação social.

Entre as suas publicações destacam-se os seguintes livros: Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial (2017, 2ª edição), Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (com Luís Cunha, 2017, 2ª edição), Narratives and Social Memory: Theoretical and Methodological Approaches (com Lília Abadia, 2013), e De outro género: Propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo (com Carla Cerqueira, Sara I. Magalhães, Anabela Santos e Conceição Nogueira, 2014).

Participou na fundação da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e é sócia da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e da ECREA (European Communication Research and Education Association), assim como de diversas associações nacionais e internacionais nas áreas da psicologia, sociologia, estudos culturais e ciências da educação. Fez parte da equipa que fundou o Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, que coordena desde a sua fundação, e participou na fundação do Grupo de Trabalho em Comunicação Intercultural da Sopcom, exercendo as funções de coordenadora-adjunta.