Doutorou-se na Universidade do Minho na área da Semiótica da Comunicação. Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, coordena a linha de investigação ‘Estudos Culturais’ do CECS e ensina nas áreas dos estudos do discurso e da imagem visual, da pragmática da comunicação, da semiótica social e da sociologia da comunicação.

Os seus interesses de investigação incluem o discurso noticioso sobre saúde, os discursos de género e da sexualidade em revistas femininas e os discursos das políticas ambientais. Interessa-se igualmente pela análise crítica discursiva das ideologias divulgadas nas campanhas de prevenção das drogas, pela análise do poder, ideologia e identidade em vários tipos de discursos e em imagens publicitárias.