Investigadora do CECS ‘keynote speaker’ na CADAAD

Anabela Carvalho foi keynote speaker na sessão de abertura da 7ª. CADAAD – Conference on Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines, que aconteceu dia 4 de julho, na Universidade de Aalborg (Dinamarca).

A investigadora do CECS apresentou uma palestra intitulada: “Climate, Discourse and (Post-)Politics: Critical Approaches to the Socio-Ecological Crisis”.

De acordo com Anabela Carvalho, “nos últimos anos, a escala da crise sócio-ecológica tornou-se cada vez mais evidente, sendo as alterações climáticas a expressão da relação entre uma série de outros problemas ligados à produção e uso de energia, mobilidade, modos de consumo material, práticas alimentares, geração de resíduos, etc.” Apesar de isto requerer mudanças profundas a nível das estruturas e práticas económicas, sociais e políticas, as alterações climáticas foram, segundo vários analistas, incorporadas na lógica dominante da ‘economia verde’, que não põe em causa a ordem neoliberal e a distribuição de poder que tem criado.

Na sua apresentação, Anabela Carvalho analisou os processos discursivos de despolitização das alterações climáticas, que obscurecem relações de poder e as tensões e divergências sobre o(s) futuro(s) a que se aspira. Num momento histórico que é profundamente crítico por poder moldar, a múltiplos níveis, as próximas décadas, procurou também examinar possibilidades de (re)politiização das alterações climáticas através da análise de iniciativas que se inscrevem no movimento pela democracia energética.