IV FILM: “Que competências para a Revolução Digital?”

Terá lugar, no próximo dia 6 de dezembro, no Conselho Nacional de Educação, em Lisboa, o IV FILM – Fórum Informal sobre Literacia Mediática com o tema “Que competências para a Revolução Digital?”.

Em sintonia com várias instituições internacionais, Portugal tem procurado dar resposta aos desafios educativos colocados pela revolução digital, nomeadamente através de orientações que sirvam de suporte a políticas públicas e à alteração de práticas pedagógicas.  A nível operacional, é de referir uma iniciativa recente que visa a consecução da qualificação de 80% da população portuguesa com competências digitais básicas: a iniciativa Portugal INCoDe.2030. Nestes pressupostos está subjacente a ideia de que os desafios colocados pela revolução digital exigem o domínio de um conjunto complexo de competências, englobando não apenas as ligadas ao acesso e uso da tecnologia ou à produção de novos conteúdos mas igualmente as de compreensão, avaliação e análise crítica dos conteúdos e dos seus efeitos. Não obstante, no terreno constatamos frequentemente a dificuldade de articular a literacia digital e tecnológica com a literacia mediática e de informação.

Com início às 10h30, o IV FILM conta com a participação de Manuel Pinto, no primeiro painel sobre “Competências digitais e mediáticas: de que falamos?” e de Sara Pereira, na moderação do terceiro painel, à tarde, intitulado “Competências digitais e mediáticas: com que redes?”.

A entrada é livre.

Mais informações aqui.

[Texto publicado a 19-11-2018]