bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”

O objetivo deste projeto é conhecer e problematizar as experiências das crianças e jovens com os media. Atendendo às suas práticas e perceções, pretende-se compreender o papel (papéis) que os media ocupam na sua vida quotidiana e dar-lhes oportunidade de se expressarem, de diferentes formas e por vários meios, sobre essas experiências e vivências. Os meios de comunicação escolares serão também objeto de estudo e de intervenção, procurando-se que sejam espaços por excelência de expressão de participação.

São várias as questões que estão em cima da mesa: na sua relação com os media, o que dá a crianças e jovens satisfação e gozo? Mas, também, o que os incomoda e preocupa? Que temas mais os levam a manifestar-se? E que formatos mais o cativam quando se trata de produzir? Eis algumas das interrogações de partida.

O desenho da investigação – que conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, tradicionais e participativas – reconhece a crianças e jovens um lugar de atores sociais e agentes de mudança.

Explorar a veia expressiva e criativa dos participantes fará também parte do projeto, que partirá ao encontro do seu público-alvo em contextos formais e informais de aprendizagem. Outro vetor do bYou prende-se com o encorajamento de práticas mediáticas reflexivas e críticas, numa perspetiva de Literacia para os Media.

Investigador responsável: Sara Pereira
Equipa: Daniel Brandão, Manuel Pinto, Clarisse Pessôa, Conceição Costa, Diana Pinto, Margarida Toscano e Pedro Portela.
Unidade de I&D principal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Financiamento: 241 808,75€