Seminário Permanente com e para a Sociedade sobre Jornalismo Ambiental

Decorreu, no dia 20 de junho, mais uma sessão do Seminário Permanente Com e Para a Sociedade. Eloisa Loose foi a convidade desta edição e apresentou a comunicação “Pesquisa em Jornalismo Ambiental no Brasil: panorama e desafios”.

Eloisa apresentou o panorama do jornalismo ambiental no Brasil nas redações e na própria investigação científica. Para isso, partiu de estudos desenvolvidos nos últimos 10 anos no âmbito do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental.

A investigadora da Universidade Federal de Santa Maria, que já fez estágio doutoral no CECS, aproveitou o momento para destacar o desenvolvimento e as tendências de investigação na área, assim como as suas lacunas. Procurou também analisar os resultados da última pesquisa realizada pelo grupo, partindo das percepções dos jornalistas que cobrem o meio ambiente na América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Neste estudo, destacou os desafios da prática e os relatos dos profissionais sobre o contexto da cobertura ambiental atualmente.

No final da sua apresentação, Eloisa divulgou a chamada de trabalhos para IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Eloisa Beling Loose é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Universidade do Minho/CECS. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.