A Agenda de atividades de transliteracia acaba de ser publicada e pode ser descarregada gratuitamente aqui.
Ver um videoclipe dos Moby ou recorrer à fotografia para pensar o uso que fazemos dos media; usar videojogos para aprender história ou refletir sobre problemas mundiais; vestir a pele de um publicitário ou de um jornalista. Eis algumas das 15 sugestões de atividades que os professores encontram na publicação Levar os media para a escola, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM).
Trata-se de uma série de propostas didáticas que não precisam de grandes recursos para serem realizadas em contexto escolar e que vêm acompanhadas de vários recursos e questões chave para auxiliar os professores na sua implementação.
Esta publicação surge no âmbito de um projeto europeu intitulado “TRANSLITERACY – TRANSMEDIA LITERACY: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education” (GA 645238 / Horizon 2020 – Research and Innovation Actions), que envolveu oito países – entre os quais Portugal, através do CECS-UM – e procurou estudar, analisar e compreender as competências que os adolescentes adquirem fora da escola, sobretudo com e através dos media.
Esta é já a quarta Agenda de uma coleção do CECS-UM que pretende inspirar os agentes educativos, dando-lhes algumas ideias e ferramentas para educar com e através dos media, desenvolvendo a literacia mediática dos seus alunos e despertando neles o exercício de uma cidadania mais informada e participativa.
As anteriores agendas, também disponíveis para download gratuito, intitulam-se: 25+UM: Agenda de Atividades de Educação para os Media; Agenda de Atividades de Literacia Digital e Agenda de Atividades: Os Media e a Crise dos Refugiados.