A Comissão Científica do III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia aprovou 275 propostas para apresentação durante o evento. Prevê-se a participação de investigadores de países europeus e lusófonos, em particular de Angola, do Brasil e de Moçambique. O congresso conta com seis sessões plenárias que procuram promover o debate interdisciplinar em torno de temas como a diversidade cultural, a língua portuguesa, a política científica e a comunicação da ciência, a literacia digital, a comunicação, as artes e a cultura popular.
Na opinião de Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia), orador convidado na sessão plenária Políticas da Comunicação, da Cultura e das Artes, congressos como este contribuem para ultrapassar desconhecimentos e promover a cooperação académica entre os países de língua portuguesa. Para consultar a entrevista completa ao investigador, aceda aqui.
O III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia realiza-se na Universidade do Minho de 23 a 25 de novembro de 2017 e resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade Federal da Bahia e conta com a organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.