O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade é a instituição de acolhimento de três candidaturas aprovadas para financiamento pela FCT, no âmbito do concurso de estímulo ao emprego científico na modalidade de apoio individual – 2018.
As investigadoras apuradas na categoria de “Investigador Júnior” – Rafaela Granja, Ece Canli e Nicoletta Mandolini – foram selecionadas de um total de 2175 candidatos. De acordo com a lista de seriação publicada pela FCT, o CECS é a unidade de investigação que recebe mais candidaturas aprovadas nesta categoria, acolhendo três dos 11 investigadores juniores financiados para a Universidade do Minho.
Este concurso atribui 300 contratos de trabalho a investigadores doutorados, em todas as áreas científicas e em quatro categorias contratuais: 158 contratos de Investigador Júnior, 104 de Investigador Auxiliar, 37 de Investigador Principal e 1 de Investigador Coordenador. A distribuição por grandes áreas científicas mostra 97 contratos em Ciências Naturais, 57 em Engenharias e Tecnologia, 51 em Humanidades e Artes, 43 em Ciências Sociais, 33 em Ciências Médicas e da Saúde e 19 em Ciências Agrárias e Veterinárias.
Os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais, coordenado por José Carlos Marques dos Santos. A distribuição dos contratos por categoria e por painel científico é proporcional ao respetivo número de candidatos avaliados.