4º Congresso de Literacia, Média e Cidadania discute as novas consciências do espaço público

A edição de 2017 do Congresso Literacia, Media e Cidadania vai reunir mais de 200 participantes num evento subordinado ao tema “Por uma nova consciência do espaço público”. A quarta edição do Congresso LMC realiza-se entre os dias 5 e 6 de maio, na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto.

Para além das duas centenas de inscritos, este evento organizado pelo Grupo Informal de Literacia para os Media contará também com três sessões plenárias e cerca de 90 comunicações. A abrir o congresso estará José Manuel Pérez Tornero, professor catedrático da Universidade Autónoma de Barcelona. “La conciencia pública en la nueva esfera mediática: el riesgo de la desigualdad creciente en alfabetización mediática” é o tema da conferência inaugural do titular da cátedra UNESCO – Global Chair on Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, serão autores de outras duas conferências.

No 4.º Congresso de Literacia, Media e Cidadania será ainda feita uma homenagem póstuma a José Manuel Paquete de Oliveira, intitulada “Nunca se arrependam de ser bons”. Manuel Pinto, presidente da Comissão Científica do Congresso LMC, e Maria do Céu Neves, jornalistas, são os oradores convidados, estando ainda prevista a dinamização de quatro workshops: “Livros entre takes” – O Book Trailer como ferramenta promocional da leitura; Apps for Good – Ideias que mudam o Mundo!; Narrativas Sonoras em Ambiente Escolar; O Cinema por dentro.

A Universidade do Minho/CECS é um dos membros do Grupo Informal de Literacia para os Media, sendo representada pelos professores Manuel Pinto e Sara Pereira.

Toda a informação, aqui

Texto: Pedro  Moura; Foto: III LMC.