• 1 de 1

“Semana 7 dias com os Média” contou com forte participação da UMinho

Terminou no dia 9 de maio a quinta edição da “Semana 7 dias com os Média”, operação organizada pelo GILM-Grupo Informal sobre Literacia para os Média, a que o CECS está associado. A operação teve início, simbolicamente, no dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Estavam registadas mais de 50 iniciativas, sete das quais provenientes da Universidade do Minho: “Jornalista por um dia – Agora é a sua vez”, “Media Junior”, “Inclusão digital de idosos”, “Youtubers”, “Literacia Mediática e os Idosos”, “As Notícias e as Crianças”. Este ano a iniciativa alargou-se além-fronteiras e contou ainda com uma atividade proveniente do Brasil e outra do Chile (“Olhares da ComunicAÇÃO: experiências em comunidades e escolas da Argentina e do Brasil”, ver fotos).

Tal como em 2016, o desafio foi colocado aos mais diversificados intervenientes da sociedade, como bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações várias, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros.

O GILM continuará no próximo ano a apostar na divulgação da iniciativa, pretendendo reforçar a sua internacionalização. Segundo Sara Pereira, “a sexta edição acontecerá de 3 a 9 de maio de 2018, podendo ser marcada desde já nas agendas de todos os que pretendam associar-se a sete dias de reflexão, de discussão e de atividades sobre a presença e a importância nos media nas nossas vidas”.

Toda a informação, aqui.

Vítor de Sousa