A Comunicação Social e as Comunidades Ciganas

Realiza-se, no próximo dia 20 de abril, pelas 14h30, a próxima sessão do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade.

A socióloga Sílvia Gomes e a jornalista Ana Cristina Pereira trabalharão, em estilo de oficina, com os presentes sobre media e comunidades ciganas. Será abordada a forma como a imprensa veicula determinada imagem, contribuindo para a construção e reprodução de estereótipos. E procurar-se-á fomentar uma atitude responsável na cobertura noticiosa de grupos sociais vulneráveis e a introdução de uma maior diversidade na cobertura noticiosa em geral.

Espera-se conhecer as representações mediáticas em torno das comunidades ciganas e reflectir sobre os impactos que as primeiras têm na reprodução e construção de imagens estereotipadas e preconceituosas sobre as segundas. É também esperado que, assumindo uma atitude de auto-regulação, os participantes sejam capazes de reconhecer que todos os seres humanos têm o mesmo direito a serem ouvidos; conhecer os especiais cuidados a ter ao fazer a cobertura noticiosa de grupos sociais vulneráveis, em especial as comunidades ciganas; ter elaborado o seu próprio compromisso pessoal.

Toda a sessão contará com a participação ativa e comentários da socióloga Maria José Casa-Nova.

Veja o cartaz aqui.