Está disponível o livro A Internacionalização das Comunicades Lusófonas e Ibero-Americanas de Ciências Sociais e Humanas. O caso das Ciências da Comunicação, cuja organização pertence a Moisés de Lemos Martins e tem a chancela das Edições Húmus/CECS. Surge na sequência da realização do II Congresso Ibero-americano de Ciências da Comunicação, realizado entre 13 e 16 de abril de 2014, na Universidade do Minho e que, segundo Moisés de Lemos Martins “não teve outra linha de rumo que não fosse, por um lado, reforçar e desenvolver os propósitos que animaram a criação da Confibercom e, por outro, homenagear dois dos seus principais obreiros, o Professor brasileiro José Marques de Melo, e o Professor português, José Manuel Paquete de Oliveira: debater as políticas científicas e contrariar o modelo hegemónico de fazer ciência, um modelo que nos apaga, tanto pela língua em uso, como pelo paradigma científico ue nos impõe” (“Por uma Comunidade Científica, Policentrada e Polifacetada, uma Comunidade com sentido humano”, pp. 11-15).
O espaço lusófono e ibero-americano remete para uma diversidade de culturas e de comunidades, que se exprimem em duas línguas, a portuguesa e a espanhola, duas línguas que, por serem de culturas, pensamento e conhecimento, concorrem para a construção deste espaço transnacional e transcontinental, contrariando a visão de um mundo monocolor, globalizado, hegemonicamente falado em inglês. As Ciências da Comunicação dos países lusófonos e ibero-americanos têm uma responsabilidade, ao mesmo tempo científica, estratégica, política e cívica, de concorrer para a construção da comunidade de investigação lusófona e ibero-americana de Ciências da Comunicação, fazendo obra de cultura, de pensamento e de conhecimento. Ao interrogarem, em português e em espanhol, os modos como nos distintos países do espaço lusófono e ibero-americano é feita a interação científica e produzido o conhecimento, as Ciências da Comunicação constroem a sua própria comunidade científica e concorrem para a afirmação internacional das Ciências Sociais e Humanas, elas que no seu todo estão convocadas a fazer comunidade e obra de conhecimento.
(Da contracapa)
Ficha técnica
Título: A Internacionalização das Comunidades Lusófonas e Ibero-Americanas de Ciências Sociais e Humanas. O caso das Ciências da Comunicação.
Organização: Moisés de Lemos Martins
Capa: António Modesto
1ª edição: novembro de 2017
Depósito legal: 434342/17
ISBN: 978-989-755-306-6
354 pp.