Vanessa Marcondes, investigadora de pós-doutoramento do CECS foi a oradora convidada do último Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, que se realizou na tarde do dia 13 de junho, no ICS da UMinho. A sua intervenção teve como foco um estudo sobre Os “outros” no Público: Representações da “crise dos refugiados”. A sessão contou com o comentário de Mariana Reis Barbosa, docente na Universidade Católica do Porto e membro da comissão executiva da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados. Vanessa Ribeiro Rodrigues, jornalista, documentarista, investigadora e docente na Universidade Lusófona do Porto foi a moderadora da sessão.
O estudo apresentado trouxe para a discussão as questões em torno da visibilidade e do silenciamento que existe sobre os refugiados no que concerne ao tratamento noticioso. O que é dito, pela voz de quem e o que fica na penumbra mediática foram aspetos ressaltados pela investigação de Vanessa Marcondes e trazidos para o debate através da experiência no terreno, na Grécia, de Mariana Reis Barbosa. Vanessa Rodrigues relatou também alguns dos aspetos relacionados com a cultura jornalística e a situação atual que contribuem para determinados regimes de visibilidade no que diz respeito aos refugiados.
Uma sessão muito participada e discutida, com pontos de vista que cruzaram a investigação académica, o olhar da sociedade civil organizada e do jornalismo. Um das principais conclusões deste último seminário do ano letivo foi que as temáticas em torno dos refugiados têm uma “visibilidade não visível” em termos mediáticos, contribuindo para o não entendimento da questão e para a sua descontextualização.
Texto: Carla Cerqueira