Aberta chamada de trabalhos para DIGICOM 2022

Encontra-se aberta, até dia 30 de junho, a chamada de trabalhos para a 6ª International Conference on Design and Digital Communication (DIGICOM).

A conferência, que ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro, terá um formato híbrido e acontecerá presencialmente no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.

A comissão organizadora da DIGICOM procura contribuições originais sob a forma de full paper. Este convite está aberto a todos os investigadores, académicos, designers e estudantes, cujo trabalho se enquadre no campo do Design e da Comunicação Digital, nomeadamente:

a) Projetos de aplicação prática: projetos desenvolvidos num contexto de investigação, académico ou comercial, de natureza prática e com uma potencial relevância social, cultural ou económica.
b) Estudos de casos: descrição e análise de projetos ou problemas de investigação nos mais diferentes contextos.
c) Revisão da literatura: apresentação do estado da arte a partir de um certo problema de investigação.
d) Trabalho de investigação: investigação de doutoramento ou mestrado; e novas abordagens e quadros de investigação.

Serão aceites as submissões nos seguintes tópicos:

DESIGN WEB E MULTIMÉDIA
– Desenho Web
– Desenho de interface
– Desenho UI
– UX Design
– Usabilidade
– Aplicações móveis
– Design editorial em suportes digitais
– Tipografia digital
– Meios digitais
– Tecnologias Multimédia
– Plataformas de Meios de Comunicação Social
– Desenho de produto

DESIGN GRÁFICO E BRANDING
– Desenho de Identidade Visual
– Branding
– Comunicação e Estratégia
– Design de comunicação
– Marketing Digital
– Anúncio
– Meios de comunicação social
– Mercado e Negócios

COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
– Vídeo
– Gráficos de movimento
– Televisão digital e interativa
– Infográficos
– Gráficos Audiovisuais
– Design de som e comunicação
– Artes dos Media

SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO
– Teoria e História do Design e dos Media
– Sociedade da Informação
– Internet e Redes Sociais
– Saúde e bem estar
– Educação, Alfabetização e Cidadania
– Cultura, contraculturas e subculturas
– Análise Visual, Estética e Semiótica

Os documentos submetidos devem:
– ter um máximo de 12 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave, corpo do texto principal e imagens (as referências bibliográficas não estão incluídas no limite de páginas);
– seguir as diretrizes do modelo;
– ser redigidos em Inglês.

Após um processo de revisão cega por pares, os artigos aceites serão publicados num Livro de Atas como parte da Série Springer em Design e Inovação, indexados no Springerlink e no Google Scholar, e submetidos para Web of Science e Scopus.

Após a conferência, os autores de uma seleção dos melhores trabalhos serão também convidados a escrever um capítulo original para o livro Perspectives on Design and Digital Communication: Investigação, inovações e melhores práticas, a ser também publicado na série Springer em Design e Inovação.

[Publicado: 14-06-2022]