Ação de formação complementar sobre “Reflexividade e prática científica” com Manuela Ivone Cunha

A investigadora Manuela Ivone Cunha ministrou, no dia 22 de março (16h30-19h30), uma formação sobre “Reflexividade e prática científica”, integrada no ciclo de ações complementares, no quadro do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”. Decorreu no pequeno Auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A ação foi dividida em duas partes: a primeira, sobre “Reflexividade e efeitos de hegemonia na ciência: citação, comparabilidade, fontes e constituição de corpus bibliográficos. Cosmopolitismo provinciano e provincianismo metropolitano. Efeitos conceptuais e efeitos na abertura e na criatividade científica” e, a segunda, sobre “Reflexividade na prática científica. Precauções teóricas face a distorções correntes: exotização e essencialização; sociocentrismo e etnocentrismo; cronocentrismo; psicologismo e moralização. Exemplos em investigações concretas”.
Organizadas pelo CECS, estas ações são dirigidas aos alunos das quatro edições do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” e destinam-se, preferencialmente, aos doutorandos do curso, mas também a alunos de formação pós-graduada das instituições pertencentes ao consórcio.
Até junho, estão marcadas mais duas ações, sendo que a próxima decorrerá no dia 13 de maio e será protagonizada por Rui Sousa Silva (“Publicação e transferência de conhecimento”).

Toda a informação, aqui.