Albertino Gonçalves, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e docente do departamento de Sociologia da Universidade do Minho, foi agraciado pelo Município de Melgaço com a medalha de Cidadão de Honra.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço, no passado dia 26 de outubro, pelas 10h00, onde foram homenageados cidadãos e instituições melgacenses que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais e feitos cívicos e por todo o seu trabalho em prol da comunidade.
Doutorado em Sociologia, Albertino Gonçalves ensina e investiga em Sociologia da Cultura e da Arte. Entre a sua obra constam as publicações Impactos Económicos e Sociais. Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (com Rui Vieira de Castro, Francisco Carballo-Cruz, João Cerejeira e Luís Amaral, 2013); A Idade de ouro do postal ilustrado em Viana do Castelo (2011) e Vertigens. Para uma sociologia da perversidade (2009).
Entre outras atividades de investigação e extensão comunitária, coordenou a avaliação do impacto cultural de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, a criação do Espaço Memória e Fronteira, em Melgaço, o Projeto Dar Vida às Letras, na Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, os Encontros Minho-Galiza, as várias edições da Escola de Primavera, entre outras. É dinamizador do blogue Tendências do Imaginário e faz parte da equipado projeto Festa, património cultural e sustentabilidade comunitária. Investigação e comunicação no caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado.