No próximo dia 8 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, terá lugar a exibição do filme “Alcindo” (2021, 77’), de Miguel Dores, com entrada gratuita. À exibição seguir-se-á um debate aberto ao público com a presença do realizador e ativistas do SOS Racismo.
“Alcindo” é um filme-documentário sobre os graves acontecimentos ocorridos na noite de 10 de junho de 1995, quando um numeroso grupo de etno-nacionalistas portugueses correu pelas ruas do Bairro Alto com a determinação de espancar pessoas racializadas. Resultaram mais de uma dezena de vítimas, uma delas mortal, Alcindo Monteiro.
“Alcindo” venceu recentemente o grande prémio do festival Caminhos em Coimbra e o prémio do público do festival DocLisboa.
Este evento decorre no âmbito da MICAR Fora de Portas, extensão da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, é organizado pelo Movimento SOS Racismo em colaboração com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o projeto MigraMediaActs do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (ICS-UM).