Anabela Carvalho, investigadora do CECS, onde integra o Grupo de Investigação de Estudos Culturais, e professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, foi nomeada pelo ministro do Ambiente para integrar o Painel Científico da Estratégica Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020). A decisão consta do anexo ao Despacho n.º 7877/2017, publicado no Diário da República de 7 de setembro de 2017 (2ª série, nº 173).
Mediante o documento, no decurso dos trabalhos da ENAAC 2020, as diversas entidades que compõem o Grupo de Coordenação (GC) propuseram diversos nomes para o Painel, atendendo ao estipulado nos seus objetivos. De entre os nomes indicados, foi consensualizada uma lista de vinte nomes, que constitui a proposta do GC, tendo sido considerados como critérios na sua elaboração, a relevância e adequação curricular para o efeito; a representatividade sectorial e temática; a diversidade geográfica das instituições a que pertencem; a igualdade de género; e o número de elementos que permita a sua funcionalidade.
Segundo o despacho, a ENAAC 2020 tem como visão “Um país adaptado aos efeitos das alterações climáticas, através da contínua implementação de soluções baseadas no conhecimento técnico-científico e em boas práticas” e recentra os objetivos na melhoria do conhecimento em matéria das alterações climáticas e seus impactes, na integração da adaptação em todas as políticas sectoriais e na implementação de medidas concretas.