Aníbal Alves: primeiro Provedor Institucional da Universidade do Minho

Aníbal Alves, investigador do CECS, é o primeiro Provedor Institucional da Universidade do Minho. A cerimónia de tomada de posse do Provedor realiza-se no dia 28 de junho, pelas 11h00, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, juntamente com a tomada de posse dos membros do Conselho de Ética da UMinho, entre eles, o investigador Manuel Pinto.

Aníbal Alves é professor catedrático emérito do departamento de Ciências da Comunicação. Formou-se na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), pertencendo à geração que, no pós-25 de Abril, arrancou com a formação superior em Comunicação Social em Portugal. Na UMinho foi vice-reitor, presidente do Instituto de Ciências Sociais e diretor do Departamento de Ciências da Comunicação, do Centro de Ciências Históricas e Sociais e do Centro de Estudos Lusíadas. Foi também o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).

Do Conselho de Ética fará parte o investigador do CECS, Manuel Pinto. Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho em 1996, Manuel Pinto é Professor Catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde ensina nas áreas de Estudos Jornalísticos e Literacia para os Media. É o Diretor do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UMinho.

O Conselho de Ética vai ser presidido pela professora catedrática aposentada Graciete Dias, incluindo ainda os professores Cecília Leão, Acílio Rocha, Miguel Gonçalves, os estudantes Douglas Weber e Alexandra Miranda, a técnica superior Isabel Monteiro, além dos professores José Gomes Canotilho, Jorge Paiva (ambos da Universidade de Coimbra), José Manuel Mendes (Associação Portuguesa de Escritores) e Lucília Nunes (Instituto Politécnico de Setúbal).