No próximo dia 13 de maio, pelas 18h00, na Reitoria da Universidade do Minho, será apresentado o livro COVID-19 em Portugal: a estratégia, numa sessão que contará com as presenças do Primeiro-Ministro e da Ministra da Saúde. Obra traça a linha diacrónica da pandemia e apresenta o método de trabalho e a estratégia para desconfinar o país depois da fase mais grave da doença em Portugal. No final, enuncia as lições que ficam desse tempo. O livro é assinado por Raquel Duarte, Felisbela Lopes, Filipe Alves, Ana Aguiar, Hugo Monteiro, Marta Pinto e Óscar Felgueiras.
COVID-19 em Portugal: a estratégia é a obra da autoria do grupo responsável pelas propostas de desconfinamento do país que serviram de base à decisão política do Governo português desde março de 2021. O livro inaugura a Coleção Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais e é publicado por esta Fundação e pela UMinho Editora em formato digital e em acesso aberto.
Embora as pandemias sejam imprevisíveis, a preparação adequada e o planeamento prévio ajudam a geri-las melhor. Foi isso que este grupo fez, ao longo de vários meses, através de sustentados relatórios com medidas consideradas apropriadas a cada momento. E que agora são devidamente explicadas no contexto da decisão política que delas saiu. No final da obra, os autores apresentam algumas lições que retiram de um tempo único.