Apresentação do livro “Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste”

Está agendada para o próximo dia 21 de janeiro, pelas 14h00, na sala de atos do ICS, a apresentação do livro Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste, de Márcio Sá.

A obra de Márcio Sá remete para a necessidade de se compreender o modo como os feirantes e os seus negócios evoluíram a partir de uma história coletiva local comum. “O Nordeste do Brasil, mais especificamente o Agreste de Pernambuco, um meio rural historicamente interligado por feiras de rua (…) vem sendo conformado por meio de mudanças e continuidades”, contextualiza Márcio Sá. “Se, por um lado, a dinâmica cultural, social e económica local se conecta cada vez mais ao mercado contemporâneo, por outro, a herança da tradição rural, comercial e interiorana continua a se fazer presente no modo de vida e de trabalho dos seus habitantes”, explica o autor da obra.

Márcio Sá é professor no Centro Académico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil. É autor de alguns livros, destacando-se Feirantes: quem são e como administram seus negócios. É cofundador do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA) e membro do Instituto Histórico de Caruaru (IHC). Realizou um período de estudos na Università di Bologna, foi investigador visitante no Trinity College da Universidade de Dublin e concluiu o seu doutoramento em Sociologia na Universidade do Minho.

Estas e outras questões serão mote para uma discussão comentada por Carlos Veiga, investigador do CECS.

[Publicado: 13-01-2020]