O Seminário Permanente de Educação para os Media, realizado no dia 27 de abril, foi dinamizado por Bettina Martino, docente na Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina. A investigadora destacou a centralidade de Roger Silverstone para pensar a educação para os media e a cidadania, concentradas no pensamento sobre o outro e apontando para o questionamento sobre a distância adequada nas relações mediatizadas na atualidade. Referiu-se ainda à importância da responsabilidade e da regulação da cultura mediática e da educação para os media nos diferentes espaços quotidianos.
Defendendo a viabilidade e utilidade de a educação para os media ser constituída como um sub-campo na área da comunicação, considerou que o valor do saber comunicacional (quando a comunicação é um fator central para explicar um fenómeno), cruzado com um pensamento comunicacional, explica os fenómenos sociais, baseando-se no fundamento de uma educação para os media, crítica, integrante e disseminada na sociedade e nos seus indivíduos.
Doutoranda em Ciências Sociais, Bettina Martino é licenciada em Comunicação Social (Diploma Superior em Ciências Sociais com especialização em Sociologia, FLACSO), professora adjunta efetiva de Teoria da Comunicação Social II e co-diretora do Centro de Estudios, Investigación Y Prácticas en Educación Y Comunicación.
Maria José Brites