Carlos Elías em Seminário Permanente de Ciência Com e Para a Sociedade

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade vai reativar, neste primeiro semestre de 2022, o Seminário Permanente de Ciência Com e Para a Sociedade, promovendo regularmente um encontro para suscitar a reflexão sobre temas que abordem a interação da ciência e tecnologia com a sociedade.

Previsto para a primeira quinta-feira de cada mês, este ciclo de seminários vai procurar promover encontros interdisciplinares de investigadores/as dedicados/as à pesquisa e à prática em contextos de modos de produção, de uso e legitimação da ciência e da tecnologia, nomeadamente focando questões de comunicação e representação da Ciência.

Os próximos seminários vão debater o papel do jornalismo científico no combate a estratégias de desinformação, a relação da arte com a ciência e formas de o teatro ser também palco de mensagens que abordam o conhecimento científico.

O primeiro encontro está marcado para quinta-feira, dia 3 de fevereiro, e traz para o debate Carlos Elías, professor da Universidade Carlos III (Madrid) e Catédra Jean Monnet, para discutir ‘Ciência e Jornalismo como vacinas contra as Fake News’. Atualmente investigador na área da desinformação científica, trabalhou como cientista químico (tendo sintetizado seis novas moléculas que explicam fenómenos quânticos), antes de trabalhar como jornalista político para a agência de notícias espanhola EFE.

O evento decorrerá online, através da plataforma Zoom.

[Publicado: 28-01-2022]