CECS integra Grupo de Trabalho para o estudo e partilha de dados científicos da Universidade do Minho

Por indicação dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) e do Vice-Reitor para a Investigação da UM, Rui L. Reis, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) integra um lote de oito unidades de investigação que tem como objetivo, até ao próximo mês de julho, entregar ao Reitor da UM, António Cunha, um documento com recomendações a implementar relativamente aos dados de investigação, entre a gestão e preservação dos mesmos. De acordo com os SDUM, este grupo “baseia-se na identificação das comunidades piloto e entrevistas de diagnóstico guiadas pela estrutura do programa de auditoria de dados, tendo como público-alvo investigadores e curadores de dados”.

A partir de indicações expressas pela Comissão Europeia e dos projetos inseridos no Horizonte 2020 e OpenAIRE (a rede europeia de repositórios institucionais), o próximo desafio das políticas de acesso aberto consiste na disponibilização dos dados científicos, que suportam a realização de livros, artigos, intervenções em congressos, seminários, etc., tendo em vista a credibilização da ciência e a reutilização de materiais para estudos complementares.

Para além do CECS, o Grupo de Trabalho integra o Centro de Engenharia Biológica, o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde, o Centro de Física, o Grupo de Investigação 3B’s, o Centro de Investigação em Psicologia, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e o Centro Algoritmi.

Texto: Fábio Ribeiro