O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade apresenta publicamente o MILobs, um observatório cuja atividade estará centrada na Educação para os Media e na Literacia Mediática. A iniciativa decorrerá no próximo dia 6 de julho, pelas 14h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais.
O evento contará com as presenças de Moisés de Lemos Martins (diretor do CECS), Manuel Pinto (coordenador do MILobs), Sara Pereira (coordenadora do MILobs), Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura) e Agustín García Matilla (perito de Educação para os Media e vice-reitor da Universidad de Valladolid).
O MILobs é um serviço sem fins lucrativos, que visa assumir um papel de relevo na vertente documental e informativa, na sua área específica. Ao mesmo tempo propõe-se ser um centro de recursos, uma rede de iniciativas e de projectos, de âmbito nacional e internacional e uma base de lançamento de iniciativas e prestação de serviços, nomeadamente na consultadoria, na formação de agentes educativos, em projetos de investigação e intervenção próprios ou colaborativos, na produção de materiais e na avaliação de políticas. Recorrerá, para tal, a competências do CECS, dos seus parceiros e de outras entidades, nacionais ou estrangeiras.
Em tempo de desinformação e de fake news, torna-se necessário e urgente apostar na promoção de competências críticas face aos media e às novas redes e plataformas digitais, quer de leitura informada quer de utilização esclarecida.
Este evento é uma parceria com o GILM – Grupo Informal de Literacia Mediática.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.