Decorreu, no passado dia 2 de maio de manhã, a visita do painel de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. A equipa de avaliadores do painel Social Sciences – Sciences of Communication – foi composta por Nathalie Fenton (Universidade Goldsmith de Londres), Barbie Zelizer (Universidade da Pensilvânia), Greg Elmer (Universidade Ryerson de Toronto), Paula Chakravartty (Universidade de Nova Iorque) e Sarah Banet-Weiser (Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres).
Jornalismo, políticas culturais, indústrias mediáticas, narrativas e identidades, memória coletiva, novas plataformas mediáticas e questões de género são alguns dos temas de investigação comuns ao CECS e aos membros do painel de avaliação.
Numa visita que não ultrapassou as três horas previstas, a direção do CECS apresentou este centro de investigação através das suas quatro linhas de atuação: Intervenção, Investigação, Publicação e Formação.
Moisés Martins e Helena Sousa falaram do projeto estratégico do CECS, que compreende dois observatórios – MILObs e POLObs -, duas plataformas culturais – Passeio e Museu Virtual da Lusofonia – e o think tank, Communitas. Apresentaram, também, os 37 projetos de investigação em curso e já realizados no período em avaliação, que vai de 2013 a 2018. O financiamento global do CECS para este período ascende a 2 824 000 euros.
O CECS tem apostado também numa política de Publicação que inclui duas revistas científicas bilingues (em português e inglês), várias dezenas de livros editados e uma extensa coleção de publicações em acesso aberto no RepositóriUM da Universidade do Minho. No que diz respeito à Formação, a direção do centro deu conta do ensino pós-graduado que compreende os mestrados e doutoramentos em que se encontram envolvidos os investigadores do CECS.
Nesta visita do painel de avaliação ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade estiveram presentes mais de 70 investigadores – entre doutores e doutorandos – que participaram nas várias reuniões realizadas.