CECS reforça participação na IAMCR e vê homenageada investigadora Helena Sousa

Durante a conferência da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), em Madrid (7 a 11 de julho), o Centro de Estudos de Comunicação e a Sociedade (CECS) viu a sua participação reforçada com a eleição de Sara Pereira para chair da secção de Media Education Research e a continuação de Ana Melo como vice-chair da secção Participatory Communication Research. Carla Cerqueira assumiu a presidência da secção de Investigação e Políticas da Global Alliance on Media and Gender. Na cerimónia de encerramento do congresso, Helena Sousa recebeu o prémio IAMCR Distinguished Contribution Award.

 

Helena Sousa homenageada

Foi das mãos da presidente da IAMCR, Janet Wasko, que Helena Sousa recebeu, no dia 11 de julho, o prémio IAMCR Distinguished Contribution Award 2019. A investigadora do CECS foi agraciada com esta distinção que celebrou o seu trabalho sistemático e excecional em prol do desenvolvimento do conhecimento e das redes de investigação internacionais no quadro da IAMCR. O nome de Helena Sousa segue-se aos de Robin Mansell (2017), Peggy Gray (2016) e Dipak De (2015), distintos nomes na história da Associação.
Helena Sousa investiga nos campos da regulação dos média e das políticas de comunicação, bem como da interseção da economia política da comunicação com o jornalismo e os novos média. É editora do European Journal of Communication e full member do Euromedia Research Group. Participou durante dez anos na coordenação (como chair e vice-chair) da secção de Economia Política da IAMCR. É membro do Conselho Geral Independente da RTP – Rádio Televisão Portuguesa. Foi presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho de 2013 a 2019.

 

Duas investigadoras na Coordenação de Secções

Durante a IAMCR’2019, Sara Pereira foi eleita chair da secção de Media Education Research, tendo como parceiros Ruchi Kher Jaggi, Michael Hoechsmann e Leena Ripatti-Torniaine. Sara Pereira espera “continuar o trabalho que foi realizado”, procurando “desenvolver e promover a dinâmica do grupo, dentro e, principalmente, fora da IAMCR, dando-lhe maior visibilidade”.
A investigadora referiu que “será uma honra contribuir para a diversidade da secção, reforçando a rede de pesquisadores de diferentes partes do mundo que trabalham neste campo, promovendo assim uma melhor comunicação”. “É também minha expectativa fortalecer o trabalho colaborativo com outras instituições e eventos, como, por exemplo, participar na European Media Literacy Week, criada em 2019 pela Comissão Europeia, e também na Global Media and Information Literacy Week promovida pela UNESCO”, acrescentou Sara Pereira.
Na coordenação da secção Participatory Communication Research mantém-se a investigadora Ana Melo no papel de vice-chair. A investigadora estuda, entre outros temas, a publicidade, a comunicação estratégica das marcas e do território e a participação dos cidadãos nos média.

 

Carla Cerqueira eleita chair da secção de Investigação e Políticas do GAMAG

Durante o congresso IAMCR’ 2019, realizou-se a assembleia geral da Global Alliance on Media and Gender (GAMAG). Nesta assembleia, Carla Cerqueira, foi eleita chair da secção de Investigação e Políticas.
De acordo com a investigadora do CECS, esta secção procura “coordenar as publicações da UNESCO neste campo específico” dos média e género. Carla Cerqueira afirmou ainda que esta secção “é responsável pela revisão da declaração da plataforma de Pequim da UNESCO para a área dos média e género”, o que configura uma “grande responsabilidade”.
Carla Sequeira, estuda as relações entre o género e os média, as desigualdades sociais e a comunicação no quadro das ONG.

[Publicado: 15-07-2019]