Chamada de trabalhos: “COMUNIZAR: Recursos Comuns, Associativismo e Redes de Reciprocidade ao Longo da História”

A resistência à pobreza e às desigualdades traduz-se em múltiplas práticas sociais que, evitando a transferência acrítica de conceitos e representações, se podem enquadrar na noção abrangente de Comunizar. Os recursos comuns, o associativismo ou as redes informais de cooperação e reciprocidade destacam-se pela sua versatilidade e resiliência, adaptando-se a diferentes sociedades, culturas e conjunturas históricas. Embora valorizados como modelos de desenvolvimento contra-hegemónicos que promovem relações alternativas entre a economia, a sociedade e a natureza, é necessário mais conhecimento sobre a evolução histórica deste repertório de ação colectiva.

O congresso internacional sobre a prática de comunizar ao longo da história tem como objetivo revelar investigações inovadoras informadas pela interculturalidade crítica, promovendo o diálogo de conhecimentos Norte-Sul, valorizando a teoria e a experiência. Neste encontro, pretendemos focar diferentes contextos culturais e reunir investigadores e activistas, considerando as características comuns e especificidades destas práticas sociais. Neste sentido, pretende-se reflectir sobre tópicos cruciais como a classe social, o género ou a etnia e, numa perspectiva diacrónica, avaliar os impactos da expansão do capitalismo e do Estado, bem como da colonialidade, da diáspora ou da agenda de desenvolvimento.

São bem-vindos estudos de caso sobre bens comuns, cooperativas, mútuas, associações e esquemas informais de cooperação e reciprocidade, bem como análises comparativas e conexas da história multifacetada da prática de comunizar. São aceites propostas em inglês, português, espanhol e francês. As comunicações do congresso serão consideradas para publicação num livro electrónico de acesso aberto, com revisão por pares.

Pode submeter a sua proposta neste formulário.

Mais informação, aqui.

Prazos
Data limite de submissão: 15 de dezembro de 2023
Prazo de resposta da Comissão Científica: 15 de fevereiro de 2024

[Publicado: 20-07-2023]