Encontra-se aberta, até ao dia 10 de abril, a chamada de trabalhos para a Conferência Internacional Artes, Culturas e Média: Comunicação intercultural e paisagens tecnológicas no espaço de língua portuguesa. Este evento científico, realizado no âmbito do projeto de investigação “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”, tem lugar na Universidade de Aveiro no próximo dia 25 de maio e associa-se ao I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC), que se realiza naquela universidade nos dias 26 e 27 de maio.
As transformações digitais que ocorrem na sociedade contemporânea fazem convergir tecnologias da informação, média, artes e culturas, ao mesmo tempo que alteram atitudes e práticas. A nova paisagem tecnológica é a de uma cultura em “status nascendi”, uma cultura que tanto compreende novas ferramentas, de artistas e criadores, como perpassa arquivos, museus, filmes… transformando-os e transformando também as práticas de ensino-aprendizagem. As obras e narrativas, tanto culturais como artísticas, podem ser transferidas de um meio de comunicação para outro, e mesmo convertidas, mediante licença, em mercadoria, ou até darem origem a um outro produto.
Nesta conferência internacional propomos debater as atuais transformações tecnológicas nas artes, culturas e média, interrogando a sua produção, no processo de conversão para o digital, assim como os públicos e a sua interação com as obras produzidas. Pretende-se, ainda, explorar os contributos das plataformas e repositórios digitais na promoção do acesso aberto ao conhecimento. Convidamos os investigadores a refletir sobre as várias formas de interconexão tecnológica nas artes, culturas e média, incidindo sobre um ou mais dos seguintes tópicos:
– culturas, artes e públicos;
– património cultural e artístico e a sua comunicação digital;
– cultura digital, infraestruturas tecnológicas e desenvolvimento local sustentado;
– literacias, participação cívica e ação criativa;
– produção cultural (digital) nos países de língua portuguesa;
– criatividade tecnológica na cultura e a preocupação com a cidadania e a inclusão social;
– manuais escolares, bases de dados digitais, museus virtuais e repositórios de conhecimento em acesso aberto;
– novas atmosferas tecnológicas e práticas profissionais no contexto digital (web designers, curadores, gestores de museus virtuais, ativistas, youtubers…);
– proteção, segurança e comunicação de conteúdos culturais digitais;
– tecnologias e comunicação para o desenvolvimento.
O resumo (entre 200 a 300 palavras) com título e palavras-chave deverá ser enviado até 10 de abril para: cultures_past_present@ics.uminho.pt
Esta é uma iniciativa conjunta entre o projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal (Cultures Past & Present) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.